O Cena Nordeste Festival chega ao Ceará no mês de novembro com intuito de celebrar o Mês da Cultura. O evento, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em parceria com os governos dos nove estados da região, oferece uma programação diversificada e acessível ao público, com atividades gratuitas ou a preços populares, nos dias 16 e 17 de novembro. No Ceará a ação é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), proporcionando uma verdadeira imersão nas diversas manifestações culturais do Nordeste.
A programação teve início no dia 11 de novembro, com a Residência Artística de Dança do Grupo Experimental, companhia do Recife que está celebrando 30 anos de trajetória. Até 15 de novembro, os artistas do grupo desenvolvem uma versão exclusiva de sua criação PONTILHADOS, uma intervenção urbana que explora o corpo, a memória e as relações entre as pessoas e os ambientes. A residência acontece na Escola Porto Iracema das Artes, das 14h às 18h. A obra PONTILHADOS já passou por 8 lugares, e em cada um, ganhou contornos e relevos da geografia, arquitetura, da história e dos afetos envolvidos, no formato de roteiro itinerante/trajeto poético.
No sábado, 16 de novembro, o Festival segue um seminário que debate a temática “Cultura, Semiárido e a Produção de Arte do Nordeste”, das 9h às 12h, na Pinacoteca do Ceará.
O evento é gratuito e contará com a apresentação do tradicional Grupo de Reisado de Cachoeira do Fogo (CE). À noite, com a abertura do festival, que traz uma série de atrações culturais, incluindo apresentações de Luizinho Barbosa (PB), representante da Cultura Popular, e The Baggios (SE), no Anfiteatro do Dragão do Mar, a partir das 18h30.
O sábado ainda contará com atividades como intervenção de grafite, visita mediada ao Theatro José de Alencar, uma sessão de astronomia no Planetário do Dragão e a feirinha de economia criativa na Arena Dragão do Mar.
No domingo, 17 de novembro, a programação segue com na Estação das Artes, com a Trupe Mulheres Esperança Garcia (PI), o Forró Rapa de Juá (BA). No Theatro José de Alencar (TJA), o espetáculo de circo “Mais Outra Grande Besteira – As 10 Graças de Palhaçaria” (CE), enquanto a Cia Pão Doce (RN) apresenta “O Torto Andar do Outro”, um espetáculo que une o cordel nordestino e o teatro, com atuações e músicas incríveis.
O encerramento da programação ainda conta com o show Sound System – Come inna di Dance (CE).
