Menu

Sarto entrega Escola de Tempo Integral Antônio Girão Barroso requalificada no Jangurussu

O prefeito José Sarto (PDT) entregou, na última quinta-feira (14), a Escola de Tempo Integral (ETI) Antônio Girão Barroso, localizada no bairro Jangurussu, em Fortaleza, que passou por uma requalificação.  Agora, a unidade tem capacidade para atender 456 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com novos espaços pedagógicos e de lazer.

Na ocasião, Sarto destacou que, antes da requalificação, a unidade tinha uma estrutura precária. “Esta é a 49ª unidade que entregamos requalificada. A escola agora conta com laboratório de ciências, uma quadra poliesportiva e uma maior capacidade de atendimento. Hoje, ela abriga quase 500 alunos e já tem um excedente de pedidos de matrícula, enquanto, há pouco tempo, quase fechava. O maior tesouro dessa escola é a dedicação da equipe, que faz da nossa educação a melhor do Brasil”, afirmou o prefeito.

Conforme a Prefeitura, já foram entregues 164 obras estruturais, entre novas unidades educacionais e requalificações. O objetivo é ampliar e melhorar o parque escolar, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e funcionários.

A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, ressaltou a importância do programa de requalificação. “Já transformamos 49 unidades de ensino, com projetos arquitetônicos e de engenharia que favorecem o desenvolvimento pedagógico e o aprendizado em tempo integral. Fortaleza hoje tem a maior cobertura do país em educação integral, graças aos investimentos da gestão do prefeito Sarto”, declarou Dalila.

O projeto de obras contou com um investimento de R$ 6.389.043,86, executado pela SME em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Escolas de Tempo Integral em Fortaleza

As Escolas de Tempo Integral (ETIs) são parte de uma política pública ampla no município, com foco na universalização do ensino integral em todas as etapas. Além da jornada de 7h30 às 16h, os alunos recebem três refeições diárias, participam de disciplinas como protagonismo e projeto de vida, escolhem disciplinas eletivas junto aos professores e realizam atividades laboratoriais em áreas como informática, biologia, química, física e matemática.