Na manhã desta sexta-feira (15), durante o feriado da Proclamação da República, manifestantes, partidos políticos, sindicatos e representantes do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) protestaram contra a escala de trabalho 6×1 em ato público na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
O ato também aconteceu em diversos outros estados e faz parte da mobilização em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas.
A PEC foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e, nesta semana, atingiu o número necessário de assinaturas para começar a tramitar para o Congresso Nacional
Até o início da manhã da última quarta-feira, 13, o texto já contava com 194 assinaturas no sistema interno da Câmara, superando o mínimo de 171 assinaturas exigidas para o protocolo da PEC.
PEC do Fim da Escala 6×1
Com o apoio do vereador eleito do PSOL Rio de Janeiro, Rick Azevedo, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) encabeçou, em 1º de maio de 2024, a Proposta de Emenda à Constituição para acabar com a escala de trabalho 6×1, que oferece apenas uma folga semanal ao trabalhador. A proposta central da PEC é reduzir a carga semanal de 44 para 36 horas, sem alterar o limite diário de 8 horas de trabalho. Com a adoção dessa medida, o Brasil poderia adotar um modelo de quatro dias de trabalho e três dias de descanso.
