Menu

Apesar de jogar bem, Brasil fica no 1 a 1 com a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa 2026

Raphinha, em cobrança de falta, fez o gol da Canarinho. Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, o Brasil empatou por 1 a 1 com a Venezuela na noite desta quinta-feira (14). A partida foi realizada em Maturin, cidade do Norte do país vizinho. Apesar de dominar o jogo, a Canarinho só abriu o marcador aos 42 minutos do primeiro tempo, com gol de Rafinha em cobrança de falta. Aos 38 segundos da etapa final, Segovia deixou tudo igual.

PRIMEIRO TEMPO

Apesar de estar jogando fora de casa, a Seleção Brasileira entrou em campo lutando pelo domínio do jogo. Aos 8 minutos, Vini Júnior avançou pela esquerda, driblou o goleiro Romo, viu Raphinha livre e deu opasse ao companheiro, que chutou de canhota, porém, a bola passou por cima da trave. Seis minutos depois, o Brasil teve outra chance de abrir o marcador, quando Gerson matou a bola no peito e bateu forte para fora da área. Ficou no quase.

Ainda antes da metade do primeiro tempo, Raphinha quase marcou de cabeça, após uma bola cruzada por Bruno Guimarães. O Brasil continuou a pressionar a Venezuela e ditava o ritmo de jogo. Aos 21, Savinho deu um passe para Vini Júnior, de cavadinha, enganando a defesa adversária. O brasileiro, mesmo desequilibrado, finalizou, mas a bola bateu na trave.

Mais uma vez, Gerson chutou forte para fora da área e o goleiro espalmou para escanteio. Mesmo com a partida dominada, a Seleção Brasileira apresentou falhas na defesa, permitindo que a Venezuela tivesse duas boas oportunidades de abrir o marcador.

Somente aos 42 minutos, saiu o primeiro gol do jogo. A seleção mandante permanecia na defensiva, sem, no entanto, conseguir neutralizar as investidas brasileiras. Numa falta na entrada da área, Vini Júnior e Raphinha ficaram em posição de cobrança. Na hora da batida, Vini correu, mas não tocou na bola, deixando Raphinha bater de canhota no canto esquerdo de Romo. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

ETAPA FINAL

A Seleção Brasileira entrou para o segundo tempo com o objetivo de ampliar o marcador, tendo em vista que consideraram o placar do primeiro tempo muito pequeno para o volume de jogo apresentado. Aos 38 segundos de partida, porém, Segovia aproveitou mais uma falha da defesa brasileira e deixou tudo igual. 1 a 1.

A chance de o Brasil desempatar surgiu aos 16 minutos, quando Vini Júnior sofreu pênalti e ele se prontificou a bater. O goleiro Romo defendeu a cobrança, porém deu rebote e Vini Júnior chutou para fora.

Os visitantes continuaram pressionando, porém, sem efetividade nas finalizações. A Venezuela, quando tinha a posse de bola, procurava gastar o tempo, deixando claro que estava satisfeita com o empate. Mesmo com cinco atacantes em campo, a Seleção Brasileira não conseguiu sair com a vitória.

Com o resultado, o Brasil não conseguiu se aproximar dos líderes Colômbia e Argentina. A Canarinho chegou aos 17 pontos e terminou a rodada em terceiro lugar, entretanto, pode perder a posição para o Uruguai, que enfrenta a Colômbia nesta sexta-feira (15). A Venezuela, com 12 pontos, está na sétima colocação.