Menu

Explosões na Praça dos Três Poderes deixam um morto e provocam evacuação do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi evacuado, na noite desta quarta-feira (13), após explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, uma pessoa morreu no local. As explosões, foram ouvidas por volta das 19h30 e ocorreram em frente ao prédio do STF. A área foi imediatamente isolada.

Segundo nota oficial do STF, foram ouvidos “dois fortes estrondos” ao final da sessão, e os ministros foram retirados com segurança. Servidores, colaboradores e o público presente também foram evacuados. A sessão, que tratava de uma ação sobre letalidade policial em favelas, já havia sido encerrada no momento das explosões.

Um carro, localizado no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados, teria explodido, sendo encontrado com fogos de artifício e tijolos em seu porta-malas. Especialistas em explosivos foram ao local, e a perícia foi acionada pela Polícia Civil do Distrito Federal, que já iniciou as investigações.

A Esplanada dos Ministérios foi fechada como medida de segurança, e a segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica próximo ao STF. No momento das explosões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto, tendo deixado o prédio por volta das 17h30 em direção ao Palácio da Alvorada. Sessões de plenário estavam em andamento no Congresso Nacional – a da Câmara foi suspensa após a confirmação do óbito, enquanto a do Senado foi mantida.