Menu

28° Ceará Natal de Luz chega a Fortaleza com show de Padre Fábio de Melo

Com o tema “Cearensidade”, a edição de 2024 busca rememorar e valorizar a cultura, a criatividade e a originalidade do Estado. Foto: Divulgação.

Fortaleza recebe, pela 28ª vez, um dos momentos que mais atraem o público do Estado para o centro da cidade: o Ceará Natal de Luz. Com o tema “Cearensidade”, a edição de 2024 busca rememorar e valorizar a criatividade e a originalidade do Estado, incentivando o turismo, a economia, a cultura e a consciência ecológica. Entre luzes e cores natalinas, música, teatro e muita tradição, a programação estará na Praça do Ferreira, na Praça Portugal no Anfiteatro da Beira Mar e em diversos lugares da cidade, com o Caminhão Itinerante

O evento, que tem a expectativa de receber mais de 60 mil pessoas, é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas e Instituto de Cultura e Responsabilidade Social da CDL, e conta com 1100 pessoas atuando nas diversas instâncias da programação. Para o presidente do Instituto de Cultura e Responsabilidade Social da CDL, Valdemir Rolim de Sousa, o Natal de Luz tem um papel importante para a cidade, sempre pautando temáticas especiais para o Ceará. 

“O Natal Ceará de Luz já é uma comemoração que está inserida nos costumes da cidade de Fortaleza, já é o 28° Ceará Natal de Luz, e sempre temos temas muito importantes, as pessoas vibram muito quando passam nas praças, e veem as árvores, a preparação para o Natal”, comemorou o titular. 

O festejo inicia já no dia 22 de novembro, com abertura na Praça do Ferreira. Além das apresentações do Coral de Luz, das crianças da Associação Casa Mãe África e do coral Joias de Cristo, que cantarão das janelas do Hotel Excelsior. A grande novidade de 2024 será o show gratuito de Padre Fábio de Melo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, ao OPNIÃO CE, avalia os quase 30 anos da festa como muito positivos para a cidade de Fortaleza. 

“O evento traz a cultura, ele traz toda a simbologia do Natal e traz consumo, mas nós não podemos deixar de lado a mensagem do natal. (O evento) traz também a renovação do varejo, do poder público. A avaliação que nós temos é muito positiva, é um evento consolidado, além de está no calendário festivo está também no calendário turístico”, avaliou o presidente. “Conseguimos também empregar e dar renda a 1100 pessoas que trabalham no projeto e conseguimos, através disso, que o varejo que está ao redor possa também tirar proveito, é um balanço muito interessante em relação à geração de renda e de emprego”, continuou.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia a partir das 17h, na Praça do Ferreira, e contará com apresentações musicais, de teatro e dança, bem como a esperada chegada do papai noel. Trazendo a tradição e historicidade cearense, dessa vez o bom velhinho chegará de jangada. 

Já na Praça Portugal, a festa acontece nos dias 14, 15, 20 e 22 de dezembro, como palco principal do Ceará Natal de Luz, a programação receberá diversas atrações teatrais e musicais, como Vannick Belchior, Kátia Cilene, Fábio Carneirinho, Bete Nascimento e Chambinho do Acordeon. 

A novidade deste ano é a aplicação dos palcos, que também estarão no Anfiteatro da Beira Mar, nos dias 7 e 8 de dezembro, com shows de humor, espetáculos teatrais e música. Além disso, os turistas que prestigiarão o evento também serão recepcionados pelas crianças do Coral de Luz no Aeroporto Internacional de Fortaleza, que seguirão se apresentando até o dia 23 de dezembro, tanto no Hotel Excelsior como no Caminhão Intinerante. 

Para este ano, as tradicionais árvores de rede do Ceará Natal de Luz receberão em 2024, obras de Mino Castelo Branco. Serão diversas xilogravuras que contarão a história do menino Jesus, caso tivesse nascido no Ceará, com elementos da cultura nordestina, como a casa de taipa e o pote de água. O artista, cartunista, escritor, publicitário, poeta e artista plástico cearense será o grande homenageado da edição.

“A emoção é igual a todo mundo que é homenageado, querido pelas pessoas, eu não vejo como sendo uma coisa que ascenda vaidade em mim, é uma sensação de carinho, que é bem mais importante, saber que o povo tem carinho pelos artistas. O  tema é fácil, a cearensidade é um tema para uma reflexão: ‘até onde eu tô sendo cearense? até onde eu estou importando as coisas?’, para poder ter uma consciência universalista e regional”, destacou Mino Castelo Branco ao OPNIÃO CE

AÇÕES SOCIAIS

O Ceará Natal de Luz também conta com duas ações sociais, a distribuição de mudas, mediante a troca por garrafas pets com os visitantes do evento. Neste ano, serão 170mil mudas, que ficarão entre os dias 22 de novembro a 23 de dezembro na Praça do Ferreira. As garrafas pets serão entregues à Enel, que transformará o lixo em crédito energético, a ser doado para a Associação Casa Mãe África. 

Além das garrafas pet, as pessoas também poderão trocar as mudas por um quilo de alimento, que serão doados para o Programa Ceará Sem Fome, apoiado pela festa. Assis Cavalcante reafirmou a importância da continuidade da parceria com o programa, que já foi apoiado em outras edições. “Continua a parceria, esses alimentos doados vão justamente para o Ceará Sem Fome, nós não podemos deixar de ser parceiro desse programa, muitas pessoas precisam de alimento, e esse alimento poderá ser a ceia de natal de uma família carente”, disse o presidente. 

SEGURANÇA

O evento também contará com segurança garantida, com a presença da Polícia Militar durante todos os dias da programação e em todos os locais onde terão apresentações culturais, em especial no Centro, com cerca de 168 agentes distribuídos pela cidade. 

“A Polícia Militar do Estado do Ceará fez um planejamento ostensivo no Centro da cidade, compreendendo a dimensão desse evento, a sua natureza política e as pessoas que vão recorrer ao Centro para suas compras de Natal. Estamos dobrando o efetivo que normalmente trabalha no Centro, isso sem descobrir o policiamento nas demais regiões de Fortaleza. Nós também vamos garantir essa segurança”, confirmou Kilderlan Nascimento, coordenador geral de Operações da Polícia Militar.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania também estará presente para o cuidado com o tráfego e trânsito de pessoas e veículos nos dias do evento. Disraeli Brasil, assessor da Autarquia, destacou a presença de agentes, em especial no dia 22, abertura do evento. “A AMC elaborou um esquema para todo o evento, com uma especialidade para o dia 22 dia, em que ocorrem as apresentações na praça. Terá bloqueio da Praça do Ferreira, a partir das 19h. Já durante a manhã, vamos proibir estacionamento no entorno da praça, para instalação do comércio ambulante e das demais atividades que irão acontecer. A AMC está apoiando todos os eventos, como o caminhão itinerante, e o coral, que terá uma equipe de batedores acompanhando, como os eventos da Praça Portugal, que terão apoio do controle de tráfego”, destacou Brasil.