Na noite da última segunda-feira (11), os moradores de Moraújo, município da Região Norte do Estado do Ceará, receberam dois novos equipamentos públicos: um Centro de Educação Infantil (CEI) e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Os espaços foram inaugurados pelo governador Elmano de Freitas, que esteve presente na solenidade ao lado de outros representantes.
Para a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, a parceria com a gestão municipal de Moraújo foi essencial para a execução estadual das duas politicas públicas.
“É muito importante esta parceria com o município que viabilizou essas duas obras para beneficiar as crianças, através deste novo CEI, e toda a população que é beneficiada pelas políticas públicas do Governo do Ceará, como o Cartão Mais Infância, o Ceará Sem Fome, e do Governo Federal, como o Bolsa Família, levando qualificação e contribuindo para o bem-estar de cada cidadão e cidadã de Moraújo”, comemorou.
O prefeito de Moraújo, Carlos Aquila, reiterou que os espaços já eram um desejo da população do Município. “No momento em que eu estou deixando a Prefeitura, a minha sensação é de dever cumprido e de gratidão, porque sonhos antigos desta população estão se tornando realidade. Vamos levar educação de qualidade para as crianças atendidas pelo CEI e mais qualidade de vida e acesso às políticas públicas para quem procurar o Cras”, disse.
CEI
O Centro de Educação Infantil foi construído pela Secretaria da Proteção Social, (SPS) e tem capacidade para atender 255 crianças. Elmano de Freitas destacou a relevância do equipamento para a educação e segurança das crianças, bem como para o apoio às famílias. Este foi o 148° CEI inaugurado pelo Estado.
“Fico muito orgulhoso em chegar em Moraújo e ver um CEI desta qualidade e, mais que isso, ver os resultados da nossa política educacional. Aqui, boa parte das crianças já sabe ler e escrever e nós precisamos garantir equipamentos como esse em todos os municípios cearenses”, afirmou o governador.
O CEI foi construído por meio de recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) e conta com duas salas de aula, espaço recreativo, coordenação, parque infantil e refeitório. O investimento foi de R$ 1.538.140,52, financiado pelo Governo do Ceará e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O terreno foi cedido pela prefeitura de Moraújo. Foi construída também uma creche anexa ao equipamento, para que haja ainda mais oferta de vagas.
A coordenadora do CEI, professora Regina Freire, destacou que o objetivo principal é garantir educação de qualidade para as crianças. “Nosso desafio é manter essas crianças estudando e brincando para se tornarem adultos decididos e fortes. Nossa estrutura não deixa a desejar a nenhuma creche particular e temos a confiança das famílias para fazer o nosso trabalho”, afirmou.
Para a professora e agente social da cidade, Gerlane Lopes, o equipamento será um apoio para as mães, que poderão trabalhar e deixar os filhos em um espaço seguro e de aprendizado: “é o apoio e o suporte para que as mães possam trabalhar e tenham a segurança de que vão deixar as crianças aprendendo com profissionais capacitados que vão permitir a elas aprender e viver a primeira infância como tem que ser”.
CRAS
Já o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) atenderá até 700 famílias do município, e o terreno para a construção do equipamento também foi cedido pela Prefeitura Municipal. O novo CRAS conta com salas de recepção e de espera, blocos administrativos, salas de atendimento individualizado, serviços de convivência, refeitório, palco externo e arquibancada.
A meta da SPS, por meio do Proares III, é construir e equipar 24 Cras em todo Estado. Cinco outras unidades estão previstas para serem inauguradas nos municípios de Lavras da Mangabeira, Araripe, Ocara, Chaval e Morrinhos. Na segunda fase do Proares III, prevista para iniciar no próximo ano, há o objetivo de construir 21 Cras.
