Menu

UFC fortalece parceria com escola francesa para impulsionar economia azul e transição energética

Durante a 1ª semana de novembro, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) se reuniu com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Istom (École Supérieure d’Agrodeveloppement International), para estimular uma cooperação internacional e fortalecer os processos de produção na economia azul, com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Embaixada da França no Brasil. O projeto iniciou-se em 2023 e busca promover o desenvolvimento sustentável no Ceará, por meio de iniciativas voltadas à pesca artesanal e à transição energética.

Com essa aliança, a SDE visa atrair novos investimentos e fortalecer o ecossistema de energias renováveis no Ceará, alinhando-se às metas de sustentabilidade e transição energética do governo estadual. Na ocasião, a secretária executiva da Indústria, Brígida Miola, destacou a importância da cooperação entre o estado e a escola francesa.

“A parceria entre a UFC e a Istom reforça o papel do Ceará como polo de desenvolvimento sustentável e inovação em energias renováveis, um setor em crescimento que traz novas oportunidades para nossa economia”, afirmou Brígida.

No período de sua fase inicial, o projeto realizou missões com professores e estudantes de ambas as instituições para o estudo da pesca artesanal no Ceará, buscando entender e aprimorar essa atividade essencial para a economia local. Atualmente, a colaboração entre UFC e Istom está se expandindo para a área de transição energética, incluindo uma parceria com o Mestrado em Energias Renováveis da UFC, que visa impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento nesse setor estratégico para o estado.

Este avanço na cooperação internacional representa uma oportunidade significativa para o estado, fomentando áreas como a pesca artesanal e a transição energética, e colaborando para que o Ceará se consolide, nacional e internacionalmente, como referência em economia azul e energias renováveis.