Menu

Luiz Gastão leva exposição da Chapada do Araripe para o Congresso Nacional

Foi aberta, na última segunda-feira (4), no Congresso Nacional, a Exposição Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe. Organizada pela Fecomércio do Ceará, por meio do Sesc, a mostra busca destacar a relevância da região, apresentando a biodiversidade cultural e natural do território, bem como reforçar a iniciativa “Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade”, que busca a certificação de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco. 

Para o deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE), o apoio dos parlamentares é crucial para o olhar do mundo à preservação ambiental da região, que possui particularidades geológicas e biológicas, como a espécie Soldadinho do Araripe, que vive unicamente no território, a convivência de biomas distintos (Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga), bem como a riqueza fóssil. 

“A chapada tem uma grande  diversidade ambiental e cultural. O fato dessa exposição estar no centro do Congresso reforça nosso pleito para que esse lugar se torne patrimônio da humanidade”, afirmou o deputado.

A mostra sobre a Chapada do Araripe está no Corredor do Anexo I, da Câmara dos Deputados, até o dia 15 de novembro. A iniciativa “Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade” tem o objetivo de conquistar a certificação de Patrimônio Mundial Misto pela Unesco. O reconhecimento trará relevância cultural, assim como estabelecerá um compromisso internacional de preservação e proteção da Chapada, trazendo diversos impactos positivos, inclusive no desenvolvimento econômico e no turismo da região. No anúncio da exposição, o parlamentar convidou a população a visitar o espaço e a apoiar o movimento que busca a chancela.

“A região do Cariri é, principalmente, a capital de todo o Nordeste. O que temos de diferente? A Chapada do Araripe, que junta os estado do Ceará, de Pernambuco e do Piauí, tem uma diversidade não só ambiental, mas uma diversidade cultural fantástica e com diversos outros atrativos”, destacou Gastão.

PAISAGEM NATURAL

Homologada como a primeira Paisagem Cultural do Ceará, a Chapada do Araripe vem avançando no processo de inclusão da região na lista de patrimônios mundiais. A candidatura da Chapada do Araripe conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), além da Funcap, da Universidade Regional do Cariri (Urca), do Sistema Fecomércio, da Fundação Casa Grande, do Geopark Araripe, entre outros, e teve início em agosto de 2019, com a realização do Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, ocorrido em Nova Olinda. Ainda em agosto de 2021, através da Funcap, começou a ser elaborado o Dossiê exigido pela Unesco para a candidatura.