Menu

Universalização dos serviços de água e esgoto do Preá deve ser concluída no 1º semestre de 2027

O investimento será de R$ 99.900.000,00. Foto: Helene Santos/Casa Civil

Com investimento de cerca de R$ 100 milhões, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço para as obras de implantação do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem no distrito do Preá, no município de Cruz. Participaram também os secretários das Cidades, Zezinho Albuquerque; do Turismo, Yrwana Albuquerque; o prefeito de Cruz, Jonas Muniz e outras autoridades. O distrito desempenha papel importante para o turismo local.

A obra busca promover o desenvolvimento sustentável da região, com o prazo de entrega de 900 dias, deverá garantir o bem-estar dos turistas e dos moradores locais. De janeiro até setembro de 2024, o distrito recebeu 157 mil turistas. O governador ressaltou que o impacto positivo será, principalmente, para os moradores.

“Evidentemente essa obra é importante para o turista, para ele se sentir bem aqui e voltar. No entanto, mais importante do que o turista é que o povo que mora e trabalha aqui vai beber água de qualidade, não vai conviver com esgoto a céu aberto e não vai ter alagamento por falta de serviço de drenagem. Fico muito contente em saber que essa região tem crescido, de ver o desenvolvimento, a geração de emprego”, ressaltou Elmano.

O investimento para a obra é parte do Programa de Saneamento das Localidades Litorâneas do Ceará (Prosatur), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. A secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque reiterou a importância de um turismo mais responsável para o estado. “É isso se faz trazendo turista a uma localidade onde a população se sente muito bem”, comentou a secretária. “É uma obra que vai trazer desenvolvimento econômico, mas, acima de tudo, vai trazer qualidade de vida e saúde para todos, turista ou morador local. Então, que possamos, cada vez mais, usar e usufruir desse destino [turístico]. Um destino muito importante, que traz muita renda e que faz com que olhos brilhem quando falamos do Ceará”, reiterou a secretária.

A obra contará com captação em manancial subterrâneo; tratamento; elevatória; reservatório; distribuição; ligações prediais; coleta de esgoto através de rede coletora e estações elevatórias; escavação; tubos e aduelas de concreto. O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque destacou que uma obra desse porte, para um distrito, não é algo corriqueiro. Para ele, essa ação representa a vontade de construir um Ceará mais forte, já o diretor das Unidades de Negócio do Interior da Cagece, Carlos Salmito, enfatizou o tamanho da obra que está tendo início.

“É importante mostrar o tamanho dessa obra, algo em torno de 120 km de redes que será construído. Isso tudo é possível quando se tem parceria entre vários órgãos. Quando a gente fala de desenvolvimento, tem que vir atrelado a saneamento e saúde”, pontuou o diretor.