Menu

Porto do Pecém registra melhor mês da história na movimentação de contêineres

Em 2023, o Ceará exportou aproximadamente US$ 2 bilhões. Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

Durante o mês de outubro, o Porto do Pecém movimentou 66.253 TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés), batendo o recorde no volume de contêineres em um único mês. O número representa um crescimento de 16,4% em relação ao melhor índice anterior, que foi de 56.906 TEUs, alcançado em dezembro de 2023. Ainda no mês de outubro deste ano, o Pecém havia conquistado o recorde em uma única operação com o MSC Mariagrazia, um navio de 366 metros. A operação movimentou 4.016 contêineres em pouco mais de 48 horas de atracação.

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, reiterou a importância do trabalho em equipe realizado, para possibilitar estas quebras de recordes, no Porto do Pecém.

“Temos um bom crescimento ao longo dos anos na movimentação de contêineres e temos conseguido quebrar nossos próprios recordes. Isso é reflexo do nosso time comercial, que está atraindo mais cargas e navios 366. Mas especialmente da nossa capacidade operacional, tanto de conseguirmos fazer uma movimentação ágil e eficiente na movimentação dos contêineres do navio para o pátio e vice-versa, trabalho feito pela APM, como para alocar e distribuir essa carga no nosso porto até que ela vá para seu destino final”, ressalta.

Até setembro de 2024, o Porto do Pecém registrou movimentação total de 14.081.887 toneladas, número 11,7% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. No saldo total na movimentação de contêineres de 2024, foram 377.196 TEUs, 17% a mais que o registrado no mesmo período de 2023.