A 5ª edição do Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE 95, teve início neste domingo (3) com a apresentação pública dos resultados das oficinas com os artistas residentes. O festival é gratuito e segue até 30 de novembro, com a exposição “Terra Profanada”, assinada por Siron, no Centro Cultural do Araripe, em Crato. De 9 a 30 de novembro, também acontecerão bate-papos virtuais no canal do Instituto Sérvulo Esmeraldo.
Com o tema “Venha Somar”, a edição deste ano celebra a memória de Sérvulo Esmeraldo, que completaria 95 anos. O festival promove as artes visuais por meio de ações de formação artística e de público.
Neste ano, o festival tem um forte apelo para o meio ambiente e questões relacionadas ao ecossistema do Cariri, com a participação de Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG), juntamente com Kátia Lombardi (MG), no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA). As Residências Artísticas que envolvem exposições, oficinas, palestras, além de bate-papos virtuais.
O FSE 95 é realizado pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo com o apoio das galerias Estação, Raquel Arnaud e Multiarte. Conta também com parcerias da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Prefeitura do Crato, do Instituto Cultural do Cariri, do Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo e do Sistema Fecomércio CE, que promoveu a apresentação musical de Daniel Medina na abertura do festival este ano.
PROGRAMAÇÃO
A exposição “Terra Profanada” está aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h. Com uma instalação composta por sete metros cúbicos de terra e areia, a mostra apresenta partes de objetos soterrados que aparecem como restos mutilados, revelando a tragédia dos soterramentos e o descaso humano. A obra de Siron Franco, que defende o meio ambiente e denuncia o genocídio dos povos originários, destaca a urgência de proteger o planeta.
Além da exposição, a série de bate-papos online “Porque o Cariri Encanta…” reúne diversas figuras para discutir temas como Arte e Meio Ambiente, moda e ancestralidade, Arqueologia e Pintura, e Paleontologia e Inteligência Artificial. Essas conversas, que envolvem artistas, jornalistas e especialistas, promovem uma rica troca de ideias sobre a interseção entre arte e ciência.
SERVIÇO:
Encerramento das oficinas e apresentação pública dos trabalhos construídos
- Data: 03/11
- Horário: A partir das 17h
- Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Exposição Terra Profanada, de Siron Franco
- Data: Até 30/11
- Visitação: De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h
- Local: Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA – Centro
Bate-papos na web – Porque o Cariri Encanta…
Transmissão: Canal do YouTube do Instituto Sérvulo Esmeraldo
- Dia 09/11 – Arte e Meio Ambiente: Siron Franco, Artista Master do FSE 95 + Ruy Lima, jornalista
- Dia 16/11 – As linhas do Tempo: Alexandre Hebert, artista têxtil e performer + Ariane Moraes, estilista
- Dia 23/11 – Arqueologia e Pintura: Heloisa Bitú, Arqueóloga (IAC/FCG/URCA) + Ana Claudia Assunção, artista visual
- Dia 30/11 – Paleontologia e Inteligência Artificial: Álamo Feitosa, paleontólogo e professor (Geopark Araripe/URCA) + Mauro Oliveira, professor (Pirambu Innovation)
