O arcebispo metropolitano de Fortaleza e presidente do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), Dom Gregório Paixão, realiza, nesta terça-feira (5), às 18h, uma celebração eucarística em homenagem ao centenário de Dom Aloísio Lorscheider. O evento religioso, que acontecerá na Capela de Santa Terezinha, na Aldeia Lagoa dos Tapeba, em Caucaia, busca honrar a memória das contribuições de Dom Lorscheider, reafirmando o compromisso da Igreja com a justiça social e o apoio às populações vulneráveis.
Dom Aloísio Lorscheider foi o responsável por fundar o CDPDH, em 1982, para atuar na promoção dos direitos humanos de públicos e populações em situação de vulnerabilidade. “Dom Lorscheider é lembrado como símbolo da presença amorosa da Igreja na sociedade, especialmente junto aos necessitados e marginalizados. Sua dedicação inspirou muitos e trouxe esperança a inúmeras comunidades, incluindo os povos indígenas”, afirmou a Arquidiocese de Fortaleza, em publicação nas redes sociais.
O religioso foi arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza por 22 anos, entre 1973 e 1995. Dom Aloísio nasceu em 8 de outubro de 1924, em Estrela, no Rio Grande do Sul, e faleceu no Hospital São Francisco, em Porto Alegra (RS), no dia 23 de dezembro de 2007.
SERVIÇO:
- Data: 5 de novembro de 2024
- Horário: 18h
- Local: Capela de Santa Terezinha (Aldeia Lagoa dos Tapeba)
- Rua: Cel. Alfredo Miranda, 1403 – Capuan, Caucaia/CE
- Contato: 85 99656.3745 (Kelanny Oliveira – CDPDH)
