Na manhã deste sábado (2), a Semana Ceará: Centro Global da Educação, liderada pelo Ministério da Educação (MEC), encerrou suas atividades com uma visita das delegações do G20 Educação e da Reunião Global de Educação (GEM) ao Complexo Mais Infância, na unidade Cristo Redentor, e à Cidade Mais Infância, localizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A visita contou com a presença da coordenadora do programa Mais Infância e secretária da Proteção Social, Onélia Santana; do secretário de Articulação Intersetorial e dos Sistemas de Ensino do MEC, Maurício Holanda; e do assessor especial para Assuntos Internacionais, Francisco Souza. Também participaram representantes de 10 países e de instituições como Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade) e Internacional da Educação; Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Onélia Santana destacou que, a partir do programa Mais Infância, foi criada a carreira de profissional técnico especializado em educação infantil.
“O objetivo é que esse profissional faça um acompanhamento mais eficaz da formação dos professores e da parte pedagógica dessa etapa de ensino. Assim, o professor recebe a formação e um manual com as diretrizes pedagógicas do programa, enquanto um técnico realiza esse acompanhamento. Um dos requisitos para a atuação das crianças no Complexo Mais Infância é a presença na escola”, pontuou a secretária.
Semana Ceará: Centro Global da Educação
A Semana Ceará: Centro Global da Educação ocorreu de 29 de outubro a 2 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. O evento promoveu as principais discussões sobre educação. As atividades foram lideradas pelo Ministério da Educação (MEC) e incluíram a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, neste ano de presidência brasileira. A programação do G20 educacional contou com a participação de 35 delegações, incluindo os 21 membros do G20 (19 países, União Europeia e União Africana), além de países convidados e organismos multilaterais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
