O município de Fortaleza deverá contar com uma nova área de lazer e preservação ambiental no bairro Guararapes, em área nobre da cidade. O prefeito José Sarto (PDT) sancionou matéria aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que desafeta duas áreas e prevê a construção do Parque Guararapes. Orçado em quase R$ 10 milhões, o empreendimento será viabilizado pela iniciativa privada em acordo com a Prefeitura. O projeto foi validado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
A primeira desafetação está localizada na Rua Arildes Guimarães – próximo à Avenida Washington Soares. No terreno, estão situados empreendimentos como um mini shopping, uma floricultura e uma concessionária. Conforme a gestão, a ação “não deverá causar prejuízo à população”, já que o espaço seria mais utilizado para “acesso e estacionamento dos dois empreendimentos existentes no local, do que para a circulação”. A transferência da titularidade das áreas envolvidas na alienação ocorrerá após a conclusão da obra e o recebimento pela Seinf, com a emissão de Termo de Recebimento Definitivo da Obra.
Já uma outra área, de menor dimensão, em parte da Rua Reverendo Bolivar Pinto Bandeira, no trecho entre a Rua Dr. José Teles e a Rua Gontran Giffoni, se encontra com uma parte ocupada por um quiosque e o restante como jardim, segundo a Prefeitura sendo “irrelevante para o uso da população”.
Em duas etapas, o Parque a ser implantado totaliza uma área de aproximadamente 31.000 m², além de um outro terreno, atualmente de propriedade particular, com 512,53 m². Na 1ª etapa, está prevista a implantação de equipamentos como areninha, quadra poliesportiva, guarita destinada à Polícia Militar, quiosque e parquinho. Já na 2ª, a criação de um espaço reservado à preservação ambiental na área ao sul da Avenida Chanceler Edson Queiroz.
Conforme a Prefeitura, o município cederá a área para que a construtora da iniciativa privada entregue o Equipamento, sem a necessidade de recursos dos cofres públicos. O prazo para a entrega ainda será estipulado pela Prefeitura de Fortaleza
“A alienação, nos moldes propostos, proporcionará ganhos substanciais para a cidade de Fortaleza, que receberá mais um parque para uso da população. Além disso, contribuirá com o meio ambiente e com a sustentabilidade, agregando-se à qualidade de vida da cidade, em especial, dos futuros moradores dos terrenos adjacentes”, diz trecho do projeto aprovado no Legislativo.
