Foi dado início, na manhã desta sexta-feira (1º), as obras do Sistema Adutor nas comunidades de Retiro e Carneiro, no município de Chaval, no Interior do Ceará. O objetivo é garantir água de qualidade a cerca de 1.676 moradores. Com uma extensão total de 17,5 km, a adutora vai conduzir a água do Açude Itaúna até reservatórios elevados nas duas comunidades, passando por uma estação elevatória de água tratada e um reservatório.
A obra é da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Conforme o Estado, o sistema é uma resposta à atual dependência de poços comunitários, cujas águas apresentam parâmetros de sólidos totais dissolvidos (STD) superiores ao permitido pela Portaria do Ministério da Saúde, afetando a qualidade da água para consumo.
Ramon Rodrigues, secretário dos Recursos Hídricos, destacou que a adutora representa um marco para a região. “Em um estado semiárido como o Ceará, a construção de uma adutora como esta é fundamental para garantir a segurança hídrica das comunidades rurais. Esse sistema trará não apenas água, mas também a tranquilidade de um abastecimento mais seguro, permitindo que as famílias de Retiro e Carneiro vivam com mais dignidade e melhores condições de saúde”, afirmou.
Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos moradores, a obra também está projetada para atender as necessidades futuras da região. Estima-se que, em 20 anos, a população atendida pelo sistema chegue a 2.591 pessoas.
