Menu

Ceará tem quase 280 mil inscritos para o Enem 2024; provas começam neste fim de semana

Aguardado por milhares de estudantes cearenses, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos fins de semana, nos dias 3 e 10 de novembro. Neste ano, o Ceará registrou um número expressivo de inscritos: 279.054 estudantes. O número coloca o Estado em posição de destaque, que tradicionalmente já traz resultados positivos frente à média educacional do País. Em 2023, um total de 22.531 estudantes da rede estadual ingressaram em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio da prova.

Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, possibilitando o acesso a programas como o Sisu, ProUni e o Fies Social. No Ceará, o Enem continua sendo um mecanismo importante para democratizar o acesso ao ensino superior, onde o número de concluintes do ensino médio que participarão do exame é significativamente maior que a média nacional: 113.586 estudantes.

PROGRAMAS

Entre os principais programas que utilizam o Enem como critério de seleção, estão o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies  Social, que oferecem condições principalmente para estudantes de baixa renda. O ProUni concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas, enquanto o Fies Social permite o financiamento sem a necessidade de fiador e sem juros.

Otaviano Costa, coordenador de Bolsas e Financiamentos Estudantil da Faculdade Viasapiens, destaca a importância desses programas para jovens estudantes que não estão em centros urbanos ou estão em vulnerabilidade socioeconômica. Um exemplo é a Serra da Ibiapaba, que vem emergindo como um novo polo educacional no Estado, por meio do crescimento de investimentos e novas instituições de ensino superior. Com novas sedes, muitos estudantes não precisam se deslocar em grandes distâncias ou mudarem de cidade para estudar. 

“Esses programas são fundamentais para garantir que jovens de todas as regiões do estado, especialmente os de baixa renda, possam ingressar no ensino superior com tranquilidade financeira”, explica Costa. 

ENEM 2024

Com cronograma já divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro em todo o País. Já a reaplicação das provas acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro. Os participantes poderão conferir o gabarito oficial ainda no dia 20 de novembro. O resultado será divulgado só em 2025, no dia 13 de janeiro.

Conforme registros do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, divulgados em junho, foram 5.055.699 inscrições para o Exame em 2024, superando as últimas edições, sem incluir inscritos do Rio Grande do Sul (o estado teve inscrições adiadas por conta das enchentes). Mais da metade dos inscritos (2.731.757 estudantes) não vai precisar pagar a taxa de inscrição por conta da solicitação de isenção aprovada. Já os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas e 325.357 deverão ser pagas.