Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza, derrotando André Fernandes, que no primeiro turno havia ficado em primeiro lugar. De virada é mais gostoso, podemos finalmente dizer esse clichê. As pesquisas até às vésperas da votação mostraram uma disputa muito acirrada, empate entre os dois candidatos. Evandro Leitão venceu com uma diferença de 10.838 votos.
Do lado do PT, a força de Lula, Camilo e Elmano alçaram o aspirante, escolhido pelo grupo para a chefia do executivo municipal ao cargo de prefeito. Do lado do PL de André Fernandes, a presença de Bolsonaro no início de sua campanha, de lideranças da direita e de líderes do PDT no segundo turno não tiveram o efeito esperado.
O passado de André Fernandes depõe contra ele: sua carreira de youtuber com vídeos problemáticos, suas votações no Congresso como deputado federal, seu comportamento durante a pandemia, enfim, sua postura diante da realidade como seguidor do bolsonarismo formaram a receita para que os eleitores de esquerda e de centro rejeitassem o seu nome.
Evandro, experiente deputado, faz parte agora de uma hegemonia que esperamos que seja benéfica para a cidade. Com o apoio do presidente da república, do governador do Estado e do ministro da Educação, pode dar novos rumos para o povo fortalezense, sobretudo para a população que mais necessita do serviço público.
Fica o recado para 2026: a disputa entre esquerda e direita em terras alencarinas segue firme e forte. Felizmente dessa vez, o povo escolheu a civilização e a democracia e não o ódio e a violência.
