Menu

Incêndio de cerca de 140 hectares atinge área de preservação na Chapada do Araripe

Incêndio na Chapada Nacional do Araripe. Foto: Divulgação

Um incêndio de cerca de 140 hectares (ha) – 1.400.000 de metros quadrados (m²) – atingiu vegetação de área de preservação na Chapa Nacional do Araripe, na Região do Cariri. Informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) apontam que o fogo começou na terça-feira (29), por volta das 14h. Já nesta quarta-feira, as chamas se alastraram para a Floresta Nacional do Araripe (Flona do Araripe).

Ao OPINIÃO CE, o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Araripe, Carlos Augusto, explicou que 44 profissionais estão trabalhando no controle das chamas. Do total, 21 são do ICMBio e o restante da Guarda Municipal do Crato e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), do Governo do Estado. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), também do Executivo estadual, está auxiliando.

Os profissionais começaram o trabalho de controle das chamas na terça, pausaram durante a madrugada e retornaram às 4h desta quarta. Após uma nova pausa para o almoço, eles vão retornar para continuar a ação. A área atingida está sendo contornada para que o fogo não se alastre por um terreno maior. Com o controle finalizado, o incêndio pode ser debelado, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (31) caso as chamas sejam controladas ainda na quarta. De acordo com Augusto, ainda não se sabe a causa do incêndio, mas “tudo indica que é criminoso”, porém sem mais informações sobre as motivações. Os órgãos competentes já estão investigando.

CHAPADA NACIONAL E FLORESTA DO ARARIPE

Abrangendo 15 cidades do Cariri, a Chapada Nacional do Araripe se estende por três estados: Ceará, Piauí e Pernambuco. Já a Floresta Nacional do Araripe – também de gestão federal – está localizada inteiramente no território cearense, nos municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A Flona possui uma área total de 38.919,47 ha. Em 2020, um incêndio de cerca de 2 mil hectares havia atingido a Flona do Araripe. Segundo especialistas, a área destruída levará aproximadamente 30 anos para ser recuperada.