Menu

Cariri receberá Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) assinará, na quinta-feira (31), a ordem de serviço para a construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Cariri. O evento acontecerá na sede da Semace no Crato (Dicra), localizada no bairro Parque Grangeiro, a partir das 10h. O projeto tem investimento de R$ 11 milhões. A nova infraestrutura será erguida em um terreno de 50 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura do Crato, na área do Sítio Batateira, ao longo da rodovia CE-292. As obras devem ser concluídas em um prazo de 2 anos. 

O Centro é fruto da colaboração entre o Governo do Ceará, a Secretaria de Obras Públicas (SOP) e a Semace.

A cerimônia recebe a presença do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, do secretário da Proteção Animal (Sepa), David Rattacaso, e de representantes de instituições parceiras, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Crato (Saaec), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Crato e também diversas organizações não governamentais (ONGs) ambientais.

O Cetras Crato contará com uma área construída de 3 mil metros quadrados, que incluirá um laboratório moderno, uma clínica especializada e um escritório regional da Semace Crato. O espaço será essencial para o atendimento e reabilitação de animais silvestres, além de servir como base para ações de fiscalização e educação ambiental.

Um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres é uma unidade responsável pelo manejo de espécies selvagens que são recebidas por ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares. Eles possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

“O Cetras Crato auxiliará no manejo da fauna silvestre, envolvendo recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação e destino de animais protegidos por legislação específica. Os animais poderão ser provenientes de ações fiscalizatórias, resgates ou entregas voluntárias de particulares. A equipe será composta por biólogos, médicos veterinários, zootecnistas e tratadores”, ressaltou o diretor regional, Cícero França.

Além da ordem de serviço, será formalizado também o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a BiodiverSe, uma organização não governamental situada no Crato, focada na pesquisa e conservação da biodiversidade do semiárido.