O governador Elmano de Freitas participará da 4ª reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), realizada nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, no Palácio da Abolição. Durante a formalidade, o governador e os demais integrantes do colegiado farão uma avaliação das últimas ações realizadas pelo Governo do Ceará na área da segurança.
Além da reunião, na próxima quinta-feira (31), o chefe do Executivo discutirá com o presidente Lula (PT) e demais governadores a respeito da reunião sobre o tema segurança pública. O encontro acontecerá em Brasília.
O Coesi é uma ação do Governo do Ceará no combate à criminalidade e é composto por instituições das Forças de Segurança do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e polícias Federal e Rodoviária Federal.
UNIÃO ENTRE PODERES
Em entrevista ao OPINIÃO CE na última semana, o governador reconheceu que os índices de violência e insegurança têm diminuído, mas que ainda é preciso trabalhar mais para “garantir a paz e a tranquilidade para o povo ter segurança”. Ressaltando que este não é um trabalho simples, o chefe do Executivo cobra uma união dos governos dos estados com o Governo Federal, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e os Ministérios Públicos. Elmano defende um pacto pela segurança no País.
Em entrevista, o governador disse aguardar ansiosamente uma reunião com o presidente Lula para que o pacto seja discutido e levado à frente. O encontro já havia ganhado força neste ano, mas com as eleições, o tema esfriou. Elmano espera, ainda, que a reunião conte com as presenças do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, do presidente do Superior Tribunal Judiciário (STJ), Herman Benjamin, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Confira a entrevista completa:
