O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vitorioso no segundo turno do pleito neste domingo (27), afirmou que terá como prioridade na sua gestão a redução das desigualdades sociais. A cidade, conforme dados do Mapa da Desigualdade das Capitais Brasileiras, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, é a terceira capital mais desigual do Nordeste. Segundo o petista, eleito para o período dos próximos quatro anos, sua gestão atuará em cima de um tripé para alcançar o objetivo: educação, saúde e geração de emprego e renda. “Vamos trabalhar fortemente nesse tripé, mas, claro, também nos demais eixos temáticos importantes”, disse.
De acordo com o deputado estadual, na saúde, a meta é proporcionar ao trabalhador e à trabalhadora segurança para que eles possam ter médicos, profissionais da saúde e remédios nos postos, além de ampliar a rede de saúde de família e os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). “Na educação, o objetivo é transformá-la na ‘cidade da educação’, assim como é o Estado do Ceará”. Já para a geração de emprego e renda, o prefeito eleito falou em dar dignidade às pessoas.
Eleito com 50,38% dos votos válidos contra 49,62% do deputado federal André Fernandes (PL), Evandro afirmou que o momento agora é de descansar, ter humildade e unir a população. “Não vamos administrar apenas para aqueles que votaram em Evandro e Gabriella [Aguiar, vice da chapa], vamos administrar para os 2,5 milhões de habitantes que temos”.
Sobre um possível avanço do bolsonarismo na Capital – levando em consideração os quase 50% de Fernandes no resultado do turno adicional -, o petista disse que a análise deve ser muito criteriosa, já que “se juntaram todos” contra ele. A “todos”, Evandro se refere ao ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), ao ex-deputado federal e derrotado no primeiro turno, Capitão Wagner (União Brasil), e demais lideranças locais. “Dos cinco primeiros colocados, três se juntaram contra a gente”, disse, se referindo, neste cenário, ao prefeito José Sarto (PDT) – que pregou ter ficado neutro, mas apareceu em manifestação pró-André Fernandes nas vésperas da eleição -, a Wagner e ao senador Eduardo Girão (Novo).
“O que mais me chamou a atenção foi a forma como a população respondeu isso nas urnas. Estou muito feliz e convicto de que nós, juntos, vamos fazer uma grande gestão”.
SIMBOLISMO DO RESULTADO PARA O PT
Como frisou o vencedor do pleito, Fortaleza foi a única capital do Brasil em que o PT venceu. “Muito simbólico. Fortaleza dá uma resposta ao bolsonarismo, à prepotência e à arrogância de alguns setores que se acham donos do Estado”, pontuou. Conforme ele, a resposta foi com humildade. “Ao mal, a gente respondeu com o bem”.
Durante a campanha para o turno adicional, Evandro chegou a sofrer ameaça de morte do vereador bolsonarista Inspetor Alberto (PL). Apoiador de André Fernandes, o parlamentar pediu para que o então candidato “preparasse o seu caixão”. “Em uma campanha política em pleno Século XXI você estar sofrendo ameaça de morte como fui ameaçado, ficamos preocupados. Essa resposta foi muito simbólica para o Brasil todo”. “Aqui no Ceará, as pessoas têm que saber respeitar a vontade popular. [Precisamos] fortalecer nossa democracia que, cada vez mais, está consolidada no nosso Estado”, acrescentou.
Sobre a expectativa para a gestão, o petista afirmou que ainda não foi pensado no secretariado e que o momento, nesses primeiros dias pós-campanha, servirão para ele descansar. “Eu estou nesse desafio já tem aproximadamente 10 meses. Inicialmente em um processo interno dentro do partido, depois, na pré-campanha, ouvindo as pessoas, dialogando e, depois, na campanha”.
O futuro prefeito de Fortaleza destacou os apoios do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), como “fundamentais”, assim como do presidente Lula (PT), que veio para a capital cearense para apoiar o petista. “Eles foram muito importantes na medida de estar nos orientando, mas sempre disse isso, tenho minha identidade, tenho meu perfil. Quem vai administrar a cidade sou eu, juntamente à Gabriella”, completou.
