Na manhã deste domingo (27), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgou o primeiro balanço parcial das ocorrências relacionadas à operação. Conforme o levantamento, das 0h às 10h deste domingo, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou 101 chamados relacionados a crimes eleitorais, sendo 90 em Fortaleza e 11 em Caucaia. A solenidade no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), da sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) contou com a presença do secretário da SSPDS, Roberto Sá, gestores de órgãos vinculados da SSPDS e colaboradores de órgãos parceiros.
“Estamos coordenando as operações de segurança na Eleição Municipal 2024 com dois gabinetes, um com foco na coordenação operacional, onde efetivamente tomam-se as decisões, e outro em um nível mais estratégico e de suporte, para que haja esse apoio e articulação. Estamos com uma eleição dentro do que era esperado. Nosso foco é atender os acionamentos e cumprir a lei. Torcemos para que as ações integradas sigam efetivas e que os números de ocorrência sigam dentro da normalidade”, apontou o secretário, indicando ainda que uma pessoa foi conduzida para a Polícia Federal após ocorrência de boca de urna, no Jangurussu.
Durante as eleições deste domingo, o trabalho conta também com reforço de 11.076 mil profissionais, aumento da quantidade de delegacias em regime plantonista e integração com órgãos federais e municipais. Os trabalhos são coordenados pela SSPDS, em alinhamento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e demais instituições parceiras.
Qualquer eleitor pode realizar uma denúncia de crime eleitoral, e as informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”. Há também a possibilidade de realizar pelo site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
