Vinte viaturas novas foram entregues, na sexta-feira (25), à Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e à Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Na oportunidade, também foi lançado o Programa Bem Viver PM, direcionado a policiais militares reformados ou na reserva remunerada. A solenidade foi comandada pelo secretário da Segurança Ppublica e Defesa Social, Roberto Sá.
“Fico muito feliz em poder estar hoje em uma cerimônia como essa. Neste ato, nós vemos o quanto o Governo do Ceará se preocupa com os membros das Forças de Segurança. Isso dá continuidade ao trabalho do governador Elmano de Freitas, de dar melhores condições aos nossos profissionais”, destacou Roberto Sá.
Serão 18 viaturas para a PMCE, sendo nove para a Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE e para os Núcleo de Assistência Biopsicossocial da PMCE em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Crateús e nove para policiamento ostensivo; uma para o CBMCE e uma para a Pefoce.
Comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, agradeceu o apoio por parte do Governo estadual para seguir fortalecendo as forças de segurança do Ceará. “Essa é mais uma ação concreta por parte do governador Elmano de Freitas, com a entrega de 20 novas viaturas. Só temos a agradecer ao nosso governador e também ao nosso secretário, Roberto Sá, por mais esse apoio à Segurança Pública”, disse.
Somente em 2024, foram entregues 402 novas viaturas, perfazendo um total 536 desde o início do ano passado. Foram 346 automóveis para a PMCE; 28 para a Polícia Civil (PCCE); 51 para o CBMCE; sete para a Pefoce; 34 para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e 70 para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
BEM VIVER PM
Ainda durante a solenidade, foi lançado o Programa Bem Viver PM, iniciativa com objetivo de prestar atendimento sistemático e especializado a policiais militares da reserva remunerada e/ou reformados, a partir de 60 anos de idade.
“Esse novo programa chega para cuidar dos nossos policiais da reserva, assim como as viúvas daqueles que serviram por tantos anos à PMCE. Será uma ação bastante benéfica para todos”, afirmou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo.
A ação contará com duas viaturas caracterizadas e devidamente equipadas para a realização das visitas domiciliares e demais deslocamentos necessários, contendo, no mínimo, um enfermeiro e um assistente social. A equipe de suporte ainda terá médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e farmacêuticos.
SATURAÇÃO TOTAL
Também na noite de sexta-feira, foi iniciada a Operação Saturação Total. São 646 policiais, 165 viaturas e 111 motocicletas distribuídas em todo o Estado visando a diminuição dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs). A operação terá atuação da PMCE, PCCE e SAP.
“Estaremos atuando em áreas onde as estatísticas nos dizem que pode acontecer algum problema, seja CVLI, seja algum crime contra o patrimônio. Assim, iremos realizar rondas para impedir que isso aconteça”, completou o secretário da Segurança, Roberto Sá.
