Menu

Iprede inaugura unidade multidisciplinar em Quixadá neste sábado (26)

O Instituto da Primeira Infância (Iprede) inaugura, às 16h deste sábado (26), uma unidade na cidade de Quixadá, no Sertão Central do Estado. O equipamento, primeiro fora de Fortaleza, estará localizado na Rua Doutor Rui Maia, 784, no Centro da cidade. As atividades estão previstas para serem iniciadas no dia 4 de novembro deste ano, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Fruto de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura, a novidade tem como objetivo fornecer atendimento especializado para crianças em diversas necessidades. Inicialmente, a previsão é de que sejam atendidas entre 500 e 600 crianças, incluindo 300 diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Executivo municipal ficará responsável pela regulação do atendimento e garantirá o acesso aos serviços.

A equipe multidisciplinar contará com profissionais como neuropediatras, pediatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, educadores físicos, arte-terapeutas, musicoterapeutas, psicomotricistas, enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas. Futuramente, estão previstas atividades profissionalizantes nas áreas de cortes e costura, culinária, salão de beleza e terapias complementares, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e inclusão das crianças atendidas. O equipamento foi possível por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Girão (Novo) à gestão do prefeito reeleito Ricardo Silveira (PSD). 

IPREDE

Instituto fundado em Fortaleza no ano de 1986 por um grupo de profissionais sensibilizados pelas condições de desnutrição e pobreza de diversas crianças, o Iprede possui, atualmente, a sede na Capital e a Unidade Conecta – de atendimento a crianças com TEA – em Maracanaú, na Grande Fortaleza. Centro de referência sobre a primeira infância, o local representa um espaço de produção, ensino e divulgação para a comunidade, articulando ações com a sociedade e valorizando o foco na inclusão social.