Menu

Cagece investe R$12 milhões para substituição de rede de água em Baturité

O método adotado na obra substitui tubulações desgastadas utilizando a rede antiga como guia. Foto: Divulgação/ Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) finalizou a obra de substituição de 8,5 quilômetros de rede de distribuição de água em Baturité. As melhorias na infraestrutura de abastecimento de água no município contam com investimento de mais de R$ 12 milhões. A troca da antiga rede por tubulação com tecnologia mais moderna tem o objetivo de contribuir para o bom funcionamento do sistema.

A adoção de tecnologias avançadas em Baturité otimizou os serviços e proporcionou mais agilidade à obra, possibilitando intervenções mais precisas. Além disso, a modernização da rede de abastecimento é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados pela Cagece.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócio Bacia Metropolitana Oeste da Cagece, Eduardo de Freitas, o método adotado na obra substitui tubulações desgastadas utilizando a rede antiga como guia. A tecnologia aplicada na obra reduziu escavações e assegurou a continuidade do abastecimento durante a execução dos serviços.

“O material polietileno é o que tem de melhor no mercado para rede de distribuição, vai promover melhorias na qualidade de água, na prestação do serviço como todo, reduzindo perdas uma vez que serão reduzidos vazamentos”, detalha Eduardo Freitas.

O coordenador de Suporte às Unidades de Negócio do Interior da Cagece, César Sipelli, explica que os serviços buscam adequar esses ativos às legislações ambientais, estadual e federal, bem como renovar sua vida útil da tubulação para garantir maior segurança e continuidade dos serviços de abastecimento. “A metodologia utilizada para a realização dos serviços foi o método não-destrutivo [MND], que traz menos impactos sociais e ambientais para a população e região”, explica.

Outra melhoria em Baturité, foi a setorização do abastecimento de água por meio da instalação de válvulas de controle de pressão, que possibilita manutenções mais ágeis e com menos impactos para a população.