Pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela TIC Kids Online Brasil revela que três em cada 1o crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, já sofreram ofensas ou discriminações na internet. Além disso, pelo menos 30% dessas crianças e adolescentes já tiveram contato com algum desconhecido no meio digital. A coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, Luísa Adib, detalhou as informações dps números e apontou os cuidados necessários.
“Os mais velhos são mais assíduos e estão mais expostos aos riscos na internet. Os meios em que esse contato acontece é principalmente pelas redes sociais, por trocas de mensagens instantâneas. Isso reforça a importância para a mediação, para o uso e a participação dessas plataformas. Esses são dados importantes porque é uma pauta que está muito presente no debate sobre a qualidade e o tempo de uso de telas por crianças e adolescentes”, advertiu.
Outro dado preocupante apontado pela pesquisa é para o uso excessivo da internet. Cerca de 24% do total de crianças e adolescentes que foram ouvidos no estudo revelaram que passam mais tempo do que desejam navegando na internet, mas não conseguem deixar o uso por falta de controle. Outros 22% afirmam que ficam muito tempo navegando, o que acaba impedindo de fazer a tarefa de casa ou passar mais tempo com a família e amigos.
Luisa Adib apontou a mediação dos pais como fundamental para estabelecer uma limitação de tempo de uso da internet e também orientar as crianças e adolescentes sobre como fazer um uso responsável e consciente. “A gente tem que tomar um cuidado para não colocar responsabilidade só sobre o responsável, sejam ele os pais, as mães ou os educadores. Eles são sim parte fundamental, a gente sabe sobre a correlação positiva entre a mediação e o benefício, um uso de qualidade, mas não são os únicos responsáveis”, destacou a coordenadora.
