José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O ex-atleta lutava contra demência pugilística há mais de 11 anos, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira. Maguila conquistou títulos brasileiros, sul-americanos e o Mundial da WBF.
Em seus históricos de combates, Adilson acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), um empate técnico e apenas sete derrotas. Entre as lutas mais marcantes de sua carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman. Em 2013, foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística. Trata-se de uma doença neurodegenerativa e irreversível, causada por golpes na cabeça.
Após consentimento da família, em 2018, o ex-boxeador concordou em doar o cérebro para pesquisa após sua morte. O órgão será objeto de estudo na Universidade de São Paulo. Uma equipe da instituição analisa as consequências de impactos repetidos na cabeça nos esportes, como futebol, boxe e rúgbi, entre outros. Um maior estudo sobre a doença é de grande importância para desenvolver medidas de prevenção.
