Menu

CPI da Enel na Câmara Municipal de Fortaleza é prorrogada até o final do semestre legislativo

A prorrogação do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação de possíveis abusos e irregularidades dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica, Enel Ceará, foi aprovada nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Além de estender o tempo das investigações para até o final do semestre legislativo, a reunião recebeu o relatório detalhado sobre as ações da Enel.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Pedro Matos (Avante), a prorrogação possibilitará um tempo hábil para que a CPI avalie as respostas da Enel e promova mais uma comissão, ainda este mês, para convocar e ouvir outros agentes ligados à concessionária.

“Os membros da Comissão têm uma semana para estudar para que, na próxima semana, a gente realize uma nova reunião, dia 30, possivelmente, e delibere sobre uma possível convocação das autoridades responsáveis pela Enel no Ceará”, ressaltou o presidente da CPI.

Ainda segundo Pedro Matos, o relatório apresentado pela Enel, detalhou pontos referentes aos problemas apontados pelas investigações à empresa. “Oficializamos, hoje, o recebimento dos relatórios detalhados que a Enel nos passou sobre as quedas de energia; os prejuízos que os consumidores tiveram durante esse período; os investimentos que serão realizados, nos próximos anos, pela concessionária de energia elétrica; as dúvidas sobre o atendimento ao consumidor, que existe hoje, nos canais de comércio; e o atendimento da Enel, além também da manutenção e a avaria dos equipamentos, como os postes de iluminação”, afirmou Pedro Matos.

Vale ressaltar que até o momento, a CPI atuou para saber detalhes da Enel sobre as operações da empresa nos últimos dois anos na capital cearense, como o histórico de interrupções de energia, o plano de expansão e melhorias; atendimento ao consumidor, a manutenção de equipamentos como os postes e os investimentos realizados.

“Queremos saber os motivos das constantes quedas de energia nos bairros Guararapes e Luciano Cavalcante. Os moradores vinham nos demandando essa situação e a gente conseguiu aprovar na CPI e nós demos sete dias de prazo para a Enel nos responder”, enfatiza Pedro Matos.

A CPI da Enel é composta pelos vereadores Pedro Matos (Avante), Márcio Martins (União), PPCell (PDT), Danilo Lopes (PSD), Júlio Brizzi (PT), Ronaldo Martins (Republicanos) e Kátia Rodrigues (PDT).