Menu

Santa Quitéria receberá equipe da União para avaliar eventuais impactos de usina de urânio

Cientistas do Governo Federal vão analisar possíveis impactos da usina de mineração de urânio e fosfato localizada em Santa Quitéria na contaminação das águas dos distritos próximos à jazida. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE. Em outubro, foi identificada contaminação acima do permitido de urânio no distrito de Trapiá. Segundo o chefe do Executivo, a depender do parecer dos cientistas, ele tomará sua decisão acerca do apoio ou não à usina de urânio. De acordo com o petista, o Governo enviou ofício para o Ministério da Saúde, para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Como destacou o petista, a primeira informação do Governo do Estado aponta que a contaminação era natural pela condição geológica do solo da região e não teria relação com a usina de urânio. No entanto, ele diz que quer ter certeza. “Quem vai me dar essa certeza é a ciência, não é o ‘acho’ de um governador”, disse. “Minha posição é muito clara: vou seguir o que os cientistas disserem”, completou. A expectativa é que o raio da pesquisa seja ampliado para saber se a usina, sendo explorada, também afetaria outros distritos próximos. Ainda não há prazo para a resposta do Governo Federal.

CONTAMINAÇÃO

Conforme portaria do Ministério da Saúde, de 2021, o valor máximo de urânio permitido na água potável é de 0,03 mg/L. Embora não tenha divulgado o estudo, a Secretaria da Saúde do Ceará informou que os valores encontrados no distrito de Trapiá foram até 7 vezes maiores do que a recomendação da pasta federal. A Sesa disse que não foram registradas condições clínicas ou epidemiológicas associadas à contaminação por urânio entre os moradores do Município. A depender da quantidade e do tempo de exposição ao urânio, o metal pode causar problemas de saúde nos rins e câncer.

O vídeo na íntegra da entrevista de Elmano, você pode acompanhar no canal do OPINIÃO CE no YouTube.

ADULTORA INAUGURADA EM TRAPIÁ

Recentemente, no distrito de Trapiá, localizado a cerca de 70 km da jazida, foi detectada, pelo Estado, contaminação de três poços de água com urânio, sete vezes acima do permitido pelo Ministério da Saúde. Os poços já foram interditados. Após a interdição dos poços, foram utilizados carros-pipa para abastecer a água no distrito. Nesta quarta-feira (23), o Governo do Estado inaugurou uma adutora de água tratada para a comunidade rural. Com cerca de 16,2 km de rede e com capacidade para beneficiar 1.255 habitantes, o equipamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai captar água do açude de Araras, localizado no município de Varjota. O investimento total na obra foi de cerca de R$ 907 mil.

Além da adutora, a Cagece e Sisar também realizaram melhorias e ampliações nos equipamentos de abastecimento de água do local. As medidas fazem parte do pacote de ações emergenciais, anunciadas por Elmano, para garantir a continuidade da distribuição de água com qualidade para a população.

A gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Alves, detalhou a importância do início da operação da adutora. “A implantação de uma nova adutora de água tratada promoverá acesso à água potável de forma contínua e segura. Esse sistema não apenas atende a uma necessidade essencial, como contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida local, apoiando a saúde pública e o desenvolvimento econômico”.