Menu

TSE aprova envio de tropas federais para Fortaleza e Caucaia no segundo turno

O envio de tropas federais é feito quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito apenas com as forças locais. Foto: Divulgação/ Tom Costa/ MJSP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na última terça-feira (22), novas autorizações para envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no segundo turno das eleições municipais. O pleito acontece no próximo domingo (27). As cidades de Manaus, Fortaleza e Caucaia irão receber soldados das Forças Armadas.

O envio de tropas federais é feito quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito apenas com as forças locais, cabendo então ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação. No primeiro turno das eleições, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros.

No próximo domingo (27), mais de 33,9 milhões de eleitores aptos a votar, de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Em Fortaleza, a disputa acontece entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Ambos continuam empatados tecnicamente, de acordo com pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha, AtlasIntel e Paraná Pesquisas. Nos três levantamentos, André Fernandes segue em primeiro lugar com 45%; 51% e 47,6%, enquanto Leitão aparece com 43%; 49% e 44,4%.

No município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT) concorrem ao cargo de prefeito. A Pesquisa AtlasIntel aponta Naumi Amorim (PSD) na liderança, com 59,9% das intenções de votos válidos. Waldemir Catanho (PT) aparece com 40,1%. Já o levantamento realizado pelo Instituto Paraná, na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, Naumi Amorim lidera com 60,8% das intenções de votos, contra 28% de Waldemir Catanho.

Em Manaus, David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também fazem disputa acirrada. Pela Paraná Pesquisas, o atual prefeito, David Almeida (Avante), registra 46% das intenções de voto, enquanto o candidato Capitão Alberto Neto (PL) aparece com 45,5%. Já a Quaest mostra os candidatos tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de três pontos. Almeida soma 43% e Alberto Neto, 41% das intenções de voto. Já a AtlasIntel aponta o candidato pelo PL com 49,5% e o do Avante com 48%.