O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará) promove, a partir desta quarta-feira (23), o Siará Tech Summit (STS) 2024, o maior evento gratuito de inovação do Ceará. No Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 22h, entre os dias 23 e 25 de outubro, a expectativa é de que mais de 16 mil visitantes compareçam ao STS. Segundo o Sebrae, o momento vem para “exercitar novas formas de falar e pensar, numa sinergia que vai animar e movimentar essa nova forma de fazer negócios digitais que são as startups”.
Durante três dias, a capital abrigará novas visões de futuro, incluindo tendências e oportunidades para empreender no mundo digital. Para este ano, o evento pretende exibir cerca de 300 startups cearenses, incentivar a troca de informações, estimular a realização de concursos e Festival de games, além de promover Rodadas de Negócios com startups pré-selecionadas de acordo com sua maturidade.
As startups vão poder se reunir com até 20 investidores durante concurso promovido pelo evento, com o objetivo de viabilizar acordos comerciais e incentivar o crescimento tecnológico. O STS, conforme o Sebrae, mostrará como tecnologia e criatividade podem, juntas, “ser a solução para as necessidades das empresas”.
Em 2023, o STS contou com 13 mil inscritos, 230 expositores, 65 palestrantes e contabilizou mais de R$ 10 milhões em negócios gerados. A expectativa é de que os números sejam superados.
Neste terceiro ano, o evento pretende exibir cerca de 300 startups cearenses, incentivar a troca de informações, promover Festival de games, além de realizar um concurso que vai selecionar três startups que irão participar de um dos maiores encontros de Inovação do mundo: o Web Summit 2024, que acontece em Lisboa, entre os dias 11 e 14 de novembro. Os representantes legais das três empresas vencedoras do concurso receberão passagens aéreas e credenciais para o evento, além de troféus.
Podem participar startups com, no mínimo, 12 meses de existência, que possuam CNPJ, sede no Ceará e sejam expositores oficiais desta edição do Siará Tech Summit. Cada startup poderá inscrever apenas um CNPJ, e o representante legal precisa ter fluência em inglês e passaporte válido, além de ser maior de idade. As empresas devem ser participantes de projetos do Sebrae Ceará.
A competição será dividida em três fases, as duas primeiras com elegibilidade e seleção, dedicadas à verificação do cumprimento das regras do edital e, posteriormente, ranqueamento avaliado por um júri especializado. Na fase final, as 10 startups melhor classificadas farão apresentações de três minutos no dia 24 de outubro, no palco principal do Siará Tech Summit.
