Menu

IFCE terá mestrado inédito de Educação Inclusiva em 2025; inscrições seguem até 7 de novembro

o foco da pós-graduação é aprimorar o repertório de conhecimentos dos docentes a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país. Foto: Divulgação/ Senado

Começaram, na última segunda-feira (22), as inscrições com 570 vagas para o inédito Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). As vagas serão distribuídas entre 23 renomadas instituições em todo o Brasil, a partir de 2025. O prazo para as pessoas candidatas se inscreverem segue até o dia 7 de novembro. No Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) irá garantir 20 vagas, incluindo ampla concorrência e cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva é um programa stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem como principal objetivo oferecer formação continuada para professores que atuam em sala de aula na rede pública municipal, estadual e federal de ensino da Educação Básica.

Anunciada pelo vice-coordenador do PROFEI no IFCE, professor e doutor em educação, Igor de Moraes Paim, o foco da pós-graduação é aprimorar o repertório de conhecimentos dos docentes a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

“Sabemos que esse mestrado inaugura uma nova era no Instituto Federal de Ceará, porque atende a um senso de propósito ético que visa cuidar, de maneira qualificada, das pessoas que mais precisam. Por meio da pesquisa científica, queremos impactar o processo educacional do nosso país fortalecendo a educação inclusiva”, explicou o professor. 

O PROFEI utiliza como sistemática o ensino híbrido, ou seja, aulas e encontros síncronos ou assíncronos, além de aulas e orientações no formato presencial, agendadas pelos docentes e/ou orientadores, conforme determinação do colegiado local de cada uma das instituições associadas que integram a rede nacional.

PROCESSO SELETIVO

Docentes Interessados(as) que tenham diploma de graduação em licenciatura e/ou sejam professores atuantes da rede pública de ensino na Educação Básica poderão participar do processo seletivo, através da página https://seletivo.profei.com.br/, mediante o pagamento de R$ 110,00. Os critérios de seleção são divididos em quatro etapas: a homologação da inscrição; análise de documentos para pontuação; análise da proposta de pesquisa e entrevista.

O candidato poderá, ainda, escolher uma entre as três linhas de pesquisa:

  • Linha I: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Linha II: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
  • Linha III: Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Dados do Censo Escolar 2023, pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada pelo Todos pela Educação, apontam que  existem cerca de 1,6 milhão de alunos brasileiros da Educação Especial matriculados em classes comuns – 91% do total. Já o censo de 2020 apontou um aumento de 60% no número de matrículas de estudantes com deficiência nessas mesmas classes da rede pública de ensino, desde 2010. Conforme o Relatório Inclusão e Educação realizado pela Unesco, em 2020,  embora 70% dos países da América Latina prevejam, em leis ou políticas, a capacitação de professores para a inclusão, mais de 50% dos professores no Brasil, na Colômbia e no México ainda sentem uma grande necessidade de desenvolvimento profissional na área.