Menu

Escola de Fortaleza recebe primeira “Sala Google” da Capital; Estado chega à sexta unidade

Escola de Educação Profissional Jaime Alencar, em Fortaleza, recebeu o 6º equipamento instalado em unidade cearense. Foto: Helene Santos/Casa Civil

Fortaleza contará com sua primeira Sala Google, a sexta do Ceará, localizada na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar, no bairro Luciano Cavalcante. O projeto ocorre por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Participaram da entrega, nesta terça-feira (22), o governador Elmano de Freitas (PT); da secretária da Educação, Eliana Estrela; e do presidente da Etice, Francisco Barbosa. A intenção é inaugurar mais de 40 Salas Google em instituições públicas de ensino por todo o Estado.

“É muito importante gerarmos, cada vez mais, uma escola de qualidade para os nossos alunos”, destacou o governador Elmano de Freitas, na oportunidade. “É por eles [alunos] e com eles que fazemos a educação. A sala é mais uma inovação, uma forma de interação entre nossos professores, professoras e alunos. A sala é bem equipada, bonita, atrativa e que chama, cada vez mais, os nossos estudantes a quererem estar aqui”, frisou, por sua vez, Eliane Estrela.

Jeferson Farias, representante da Google no Ceará, que esteve presente no momento, destacou a importância do uso do equipamento por parte dos estudantes. “Usem esse equipamento, pois ele está à disposição de vocês. Quanto mais vocês utilizarem, estarão mais atualizados e preparados para o mercado”, discorreu. Já o presidente da Etice, Francisco Barbosa, lembrou a importância de espaços como a Sala Google para incentivar mais estudantes e profissionais para a área da tecnologia. “Já consigo ver todos esses alunos como futuros profissionais de tecnologia. A área de tecnologia atualmente precisa de muita gente. Tenho certeza que essas Salas irão levar cada vez mais o Ceará em busca de ser um estado digital”, comentou.

O novo ambiente deve propiciar aos professores e alunos realizarem atividades escolares como inclusão de pesquisas, em forma de vídeos ou textos, além de incentivar a participação dos estudantes em discussões relativas aos conteúdos apresentados em sala, entre outras estratégias. O ambiente é climatizado e personalizado, com computadores para o aprendizado e utilização nas atividades didáticas, além de acesso para espaços na internet relacionados às plataformas Google.

Outras Salas Google foram inauguradas em Acaraú, que conta com duas unidades do equipamento; Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); Deputado Irapuan Pinheiro, nos Inhanmuns, e a quinta em Maracanaú, também na RMF.

CEARÁ CONCECTADO

Além da entrega das Salas Google, o Governo do Estado destaca a entrega de mais de 228 mil tablets em todo o Ceará somente neste ano. O investimento total é superior a R$ 100 milhões. Os professores da rede estadual receberam 29.800 notebooks, adquiridos pela Secretaria da Educação no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade.