A plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi atualizada e agora apresenta os índices em novas áreas temáticas. No lugar de contar com as antigas 14 áreas, a ferramenta agora possui apenas seis, divididas das seguintes formas: administrativos, atenção à saúde, vigilância em saúde, políticas e programas, saúde mental e rede de saúde.
Segundo Jackson Martins, coordenador de Tecnologia, Inovação e Soluções Digitais da Sesa, o objetivo é ampliar a transparência e otimizar o acesso às diversas áreas. “Os itens estão agrupados conforme o tema principal. Dessa forma, o usuário tem mais facilidade para encontrar as informações”, explicou ele.
Além de objetivar a organização dos itens, a intenção é facilitar a identificação de indicadores. “Hoje, não temos mais tantos registros de covid-19, então as notificações da doença estão junto com todas as outras, na área de vigilância em saúde, por exemplo”, diz.
A assessora especial da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa, Lucília Falcão, utiliza os painéis do IntegraSUS diariamente e acredita que essa mudança traz mais agilidade para o seu trabalho. “Como temos menos ícones, fica mais fácil localizar as informações que precisamos, assim como alimentar a plataforma com as informações sobre as principais doenças. Ajuda o nosso trabalho e também na transparência para a população”.
O IntegraSUS foi criado pela Sesa em 2019. A plataforma integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da saúde estadual e dos 184 municípios. Com a pandemia de covid-19, a ferramenta foi bastante utilizada para a verificação dos índices da doença.
