O deputado federal Célio Studart (PSD) apresentou o Requerimento 4214/2024 solicitando a aprovação de uma Moção de Voto de Louvor e Regozijo ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará em condecoração aos resgates de animais realizados ao longo de 2024 no Estado. Até 10 de outubro deste ano, a corporação registrou 8.884 resgates de diversos animais, incluindo serpentes, felinos, cães, saruês e iguanas.
A proposta busca valorizar e reconhecer a atuação do Corpo de Bombeiros, que se destaca não só no combate a incêndios e na proteção de vidas humanas, como também assume um papel na proteção da causa animal. Em diversos resgates, os profissionais correm risco de vida ao protegerem a fauna local, capturando animais selvagens e peçonhentos, assegurando que animais em risco sejam tratados com o respeito e dignidade.
“Dignas, respeitosas e honrosas são as missões e atribuições do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o qual vem realizando suas funções de maneira compromissada e admirada para com a sociedade. Seus homens atuam colocando em risco suas próprias vidas para que outras vidas sejam preservadas e salvas, seja a vida humana ou não. O que mostra o correto pensamento da instituição de que toda e qualquer vida vale”, destacou Célio Studart.
Na Moção de Voto, o deputado reafirma a importância da proteção animal como parte indiscutível da defesa ambiental e aponta o Corpo de Bombeiros como agentes diretos nesta pauta. Célio Studart observa a necessidade de destacar honrosamente essa postura heroica e sensível da corporação, essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e a preservação das espécies.
