Menu

Proibição dos celulares nas escolas pode começar já em 2025

Proposta que vem sendo discutida no ambiente político, a proibição da utilização dos celulares nas escolas já deve valer a partir do ano de 2025. A previsão é de que, depois do segundo turno das Eleições Municipais, no dia 27 de outubro, o tema seja discutido pelos parlamentares. As informações são do Estadão.

Um projeto que tramita desde 2015, na Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A matéria, que já teve apensada a ela 12 projetos semelhantes, prevê que alunos da educação infantil até o 5º ano não possam ter o celular nem em suas mochilas. Já os de 6º a 9º e do ensino médio poderiam portar o aparelho, mas não utilizá-los na sala de aula nem no intervalo. Ainda não há definição se essa será a matéria votada no Legislativo.

O texto prevê duas exceções. O primeiro é para o uso do aparelho como um instrumento pedagógico, com orientações e monitoramento por parte dos professores. A segunda hipótese prevê o uso por estudantes que tenham necessidades especiais, assim, dependendo do aparelho para a acessibilidade.

Integrantes do Congresso Nacional e do Ministério da Educação – chefiado pelo ex-governador do Ceará, Camilo Santana – acreditam na pacificação do tema, para que a proposta possa ser discutida, aprovada e sancionada pelo presidente Lula (PT) antes do recesso parlamentar. A Comissão da Educação na Casa, aliás, é presidida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), bolsonarista e opositor ao Governo Federal.

APOIO POPULAR

Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta semana, mostrou que 62% da população apoia para que haja o banimento dos celulares nas escolas. Levantamentos, aliás, mostram que a utilização dos aparelhos celulares em ambiente escolar traz prejuízo para a aprendizagem e para a concentração dos alunos.