Menu

DJ saxofonista e pianista fazem a trilha sonora do Projeto Pôr do Sol Fortaleza neste domingo (20)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Na tarde de domingo (20), o pianista Felipe Adjafre e o Dj saxofonista TLSAX apresentam concerto musical na Ponte dos Ingleses. A apresentação faz parte do Projeto Pôr do Sol Fortaleza, que já está na sua 357° edição e conta com parceria da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo. Com o intuito de celebrar o famoso pôr do sol de Fortaleza e levando ao público música de qualidade e valorizando os artistas locais, o projeto estreou em 2017, na Ponte dos Ingleses, e já passou pela Beira-Mar e Mucuripe. Com a requalificação do espaço de origem, as apresentações voltaram para a ponte, sempre aos domingos, às 17h. 

Durante a pandemia, o Projeto Pôr do Sol Fortaleza foi realizado por meio de lives, inicialmente, e depois contou apresentações itinerantes, com os músicos tocando em cima de um caminhão. O projeto passou por diversos hospitais, homenageando os profissionais que trabalhavam em meio à pandemia, e em diferentes bairros da cidade, como Messejana, Barra do Ceará e Lago Jacarey.

ARTISTAS

O pianista Felipe Adjafre, pianista com mais de 20 anos de carreira e que participa do Projeto Pôr do Sol Fortaleza desde o início do projeto, aos 14 anos já se apresentava profissionalmente em bandas de variados estilos. Estreou como pianista solo aos 20 anos, quando também lançou seu primeiro CD, e atualmente já conta com 17 CDs e 3 DVDs, com apresentações nos principais eventos sociais e corporativos do Estado. Unindo saxofone às batidas eletrônicas a partir de 2015, TLSAX Iniciou sua trajetória musical ainda em 2009, apenas como saxofonista. Em 2024, lançou sua primeira música autoral, “Sunsax”,  destacando sua criatividade em explorar novas sonoridades no seu trabalho.

PONTE DOS INGLESES

A Ponte dos Ingleses retornou com suas atividades ainda no final de agosto e as obras de revitalização tiveram início após intenso desgaste envolvendo a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. A obra incluiu a reconstrução completa dos elementos em madeira sobre a ponte, dos quiosques e da torre de observação. A Ponte Metálica, como também é conhecida, estava fechada para visitação desde 2018.

As intervenções contemplaram a reconstrução dos 4 quiosques, do pavilhão central, da torre de observação e do conhecido tablado do pôr do sol. Para evitar ações da maré e garantir a mobilidade dos visitantes, o equipamento agora conta com novo piso e guarda-corpo em concreto. O local recebeu, ainda, nova iluminação com a instalação de 36 postes com lâmpadas em LED automatizadas, escadaria, rampas de acesso e módulos em vidros em parte do guarda-corpo para permitir que Pessoas com Deficiência (PCD) possam observar a vista sem interferências.