Menu

Pesquisadores se reúnem em Caucaia e Icapuí para promoção da preservação do peixe-boi

Peixe-boi-marinho Foto: Mika Holanda / Acervo Aquasis

Com início na última segunda-feira (14), acontece até esta sexta-feira (18), no Ceará, um workshop que tem como principal objetivo promover e pensar ações para a conversação do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), hoje ameaçado de extinção. Os municípios que sediam a ação são Caucaia e Icapuí, localizados no litoral do Estado. O evento é realizado pela Alliance for Manatees (Aliança pelos Peixes-boi), projeto da Unidade de Pesquisa de Mamíferos Marinhos do Instituto de Oceanos e Pesca da Universidade da Colúmbia Britânica (Vancouver, BC, Canadá), coordenado por Dra. Carol Meirelles, e conta com a participação do Prof. Andrew Trites, diretor da Unidade de Pesquisa de Mamíferos Marinhos.

Conforme relatório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMB), com base em pesquisas de especialistas, no litoral do Nordeste, como no Estado do Ceará, a ameaça mais crítica para a espécie é a perda habitats como manguezais, causada por diferentes atividades humanas, como excesso de tráfego de embarcações, carcinicultura, ocupação da zona costeira. 

COLABORAÇÃO

O percurso formativo reúne 23 pesquisadores de 18 instituições do Brasil, Venezuela, México, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia e busca o refinamento de modelos de habitat e o desenvolvimento de um mapa de prioridades de conservação para as espécies de peixe-boi-marinho, que estão ameaçadas pela degradação de seus ambientes naturais e pelas mudanças climáticas. A reunião marca um momento crucial para os esforços de conservação da região e tem como foco a identificação de habitats em situação crítica para esses animais e a busca por estratégias mais eficazes para protegê-los.

Durante o ano de 2023, os investigadores colaboraram virtualmente, contribuindo com dados e conhecimentos para a iniciativa. Conforme destaca a ONG Aquasis, que tem apoiado a logística do evento, o workshop no Brasil é uma importante oportunidade para validar as descobertas e alinhar as prioridades de conservação desses ecossistemas.

ALLIANCE FOR MANATEES

A Alliance for Manatees é coordenada pela Dra. Carol Meirelles e faz parte da Unidade de Pesquisa em Mamíferos Marinhos, dirigida pelo Prof. Andrew Trites da UCB. O projeto é formado por diversas instituições líderes em toda a América Latina que se unem para proteger o peixe-boi-marinho (West Indian manatee) e seus habitats. A iniciativa é apoiada financeiramente pelo Zoológico de Nuremberg, da Fundação Pairi Daiza, de Yaqu Pacha e.V. e da IUCN Species Survival.