A segunda pesquisa do Instituto Datafolha (CE-01856/2024) para o segundo turno das eleições para prefeito de Fortaleza, apontam oscilação para baixo entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que continuam tecnicamente empatados. O levantamento foi encomendado pelo Grupo O Povo de Comunicação, com margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo e com índice de confiança de 95%.
O Datafolha ouviu 826 eleitores entre terça-feira (15) e esta quinta-feira (17). O candidato da extrema-direita, André Fernandes, aparece com 45% e o petista Evandro Leitão com 43%, na pesquisa estimulada, quando os entrevistados veem os nomes dos postulantes.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 10 deste mês, quatro dias após o pleito do primeiro turno, candidato do PL tinha 47% e o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), 45%. Ambos oscilaram dois pontos percentuais para baixo. As oscilações, porém, estão dentro da margem de erro, mostrando que os candidatos continuam empatados.
As variações para cima dizem respeito aos votos em branco, nulos ou dos eleitores que não pretendem votar em nenhum dos candidatos, elas somam 8%, contra 6% da pesquisa passada. Os que ainda não sabem em quem votar subiram de 2% para 4%.
ESPONTÂNEA
A pesquisa espontânea também mostra empate técnico entre André e Evandro. Nesse questionamento, o pesquisador pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar.
No primeiro levantamento, André Fernandes tinha 36% e agora está com 34%, enquanto Evandro Leitão caiu de 32% para 28%. Os eleitores que afirmaram que votarão no 13 (número do PT), subiram de 7% para 9%. Com relação aos que votam no 22 (número de PL), permanecem em 6%. Votos em branco, nulos ou em nenhum postulante representam 7% do eleitorado, contra 5% na anterior. O número de indecisos permanece igual: 12%.
