Nesta quinta, os 134 postos de saúde do Município, ampliarão a realização de testes rápidos, conscientizando a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento contra a doença.
Na sexta, das 8 às 17 horas, as atividades serão nos sete terminais de ônibus da Capital, localizados nos bairros Messejana, Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Conjunto Ceará e Siqueira.
Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para a realização do exame VDLR, voltado para acompanhamento da sífilis e para o início do tratamento no posto de saúde.
BALANÇO
De janeiro a setembro deste ano, Fortaleza registrou 1.614 casos de sífilis adquirida, sendo 743 em gestantes e 526 de congênita. Em 2023, foram 1.123 casos de sífilis adquirida, 813 em gestantes e 499 congênitos.
A DOENÇA
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride para vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente e tardia. O modo de transmissão acontece por via sexual, vertical ou sanguínea.
