Lançado no último dia 19 de março, o edital Mulheres Rurais, ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), teve quase três mil propostas de negócios agrícolas e não agrícolas inscritas. O edital contou com uma diversidade de propostas inscritas de mais de 75 municípios de todas as regiões do Estado e, dentre as 763 ações classificadas, 200 foram selecionadas. O investimento total é de R$ 6 milhões.
“O edital Mulheres Rurais é uma iniciativa fundamental para levar mais dignidade e oportunidade para as mulheres cearenses que, com sua força de trabalho no campo, fazem a diferença no Ceará. Esta é mais uma ação que reflete o compromisso do Governo do Ceará e do governador Elmano de Freitas com as políticas públicas para a população rural do nosso estado”, pontuou o secretário da SDA, Moisés Braz.
O perfil das mulheres rurais inscritas foi um dos fatores de destaque revelados pelo edital. Muitas delas são indígenas, atingidas por barragens, pescadoras e jovens. O Projeto São José tem atuado para garantir, por meio das salvaguardas, a participação ativa das mulheres, sejam beneficiárias dos projetos de inclusão econômica ou acesso à água, assim como nos processos de capacitação.
