De acordo com os dados do saldo de empregos formais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mais de 60% dos vínculos gerados pelo comércio ocorreram entre os meses de setembro a dezembro. Historicamente, este dado aponta um aumento do número de vagas na área de comércio.
Entre este período de destaque, novembro é o mês com mais oportunidades geradas. Em 2022, o período concentrou mais de 40% do saldo de novos empregos formais do ano no setor de comércio. Em 2023, o volume chegou a 24%, um comportamento que deve se repetir em 2024.
Para o secretário do trabalho, Renan Ridley, esta época é de grande importância para os jovens, devido à alta demanda por pessoas em busca de uma primeira experiência. “Neste período, o segmento também costuma oportunizar vagas para quem está em busca do primeiro emprego, o que pode ser uma oportunidade para os jovens garantirem a sua experiência no mercado de trabalho. Gostar de trabalhar com o público, capacidade de trabalhar com metas e saber trabalhar em equipe são fundamentais para estes candidatos, bem como a iniciativa e a disponibilidade para aprender”, destaca o secretário.
No segundo semestre, a alta demanda se deve especialmente pela necessidade de mão de obra temporária para o atendimento de fim de ano. Vale lembrar que, ainda segundo os dados do Novo CAGED, o comércio foi como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Ceará nos anos de 2022 e 2023, atrás somente do setor de serviços.
