Menu

Inscrições para entidades que atendam pessoas autistas começam em 1° de novembro

Foto: Reprodução/ Governo do Estado

O governador Elmano de Freitas (PT) e a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, anunciaram, nesta terça-feira (15), que as inscrições para o edital que vai selecionar 40 entidades que trabalham com atendimento de crianças e adolescentes com autismo e outras deficiências intelectuais, iniciam no dia 1º de novembro. Com investimento de R$ 4 milhões, o reforço visa garantir serviço especializado para esse público, além de acompanhamento multidisciplinar.

A iniciativa havia sido anunciada pelo gestor, na última quarta-feira (9). As inscrições se estendem até o dia 18 de novembro.

Conforme o edital, disponível no site da SPS, cada instituição receberá o montante de R$ 100 mil para ampliar suas ações e atendimentos voltados para o público. Entre os requisitos para ser contemplado pelo recurso, está a de realizar a partir de 400 atendimentos mensais, além de contar com uma equipe com profissionais da saúde e assistência social com, no mínimo, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um assistente social e um fonoaudiólogo. A SPS será responsável pela avaliação e monitoramento dessas entidades.

“Nós já adiantamos que será preciso ter pelo menos quatro profissionais, que é um psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. A Entidade precisa demonstrar que possui esses profissionais para poder demonstrar que tem capacidade de desenvolver o projeto, porque o que queremos mesmo é que essa criança, seja atendida e acompanhada para garantirmos mais cidadania no Estado do Ceará”, destacou o governador em vídeo nas suas redes sociais.

Além do apoio financeiro, os profissionais terão acesso a formações, além de contar com o monitoramento e avaliação de impacto da intervenção. A estimativa, é que o investimento impacte no atendimento de, no mínimo, 16 mil pessoas autistas ou com outras deficiências intelectuais. O governador ainda revelou que espera assinar o termo de compromisso com as entidades selecionadas a partir do edital no início de 2025, iniciando o repasse de recursos para as instituições.