Durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14), os conselheiros do Fórum de Turismo do Ceará definiram propostas para promover o turismo em Fortaleza. As mesmas serão apresentadas aos candidatos a prefeito da Capital, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que estão no segundo turno das eleições municipais.
As propostas dizem respeito à revisão da tributação na captação de recursos de eventos corporativos, incentivo à pesquisa, melhoria da malha aérea, política específica de Fortaleza como destino turístico de eventos e lazer.
O coordenador do fórum, Pedro Carlos da Fonseca, decidiu, juntamente com os conselheiros, que, devido ao curto espaço de tempo para o segundo turno, a realização de um debate foi descartada e por isso será entregue uma carta-compromisso aos candidatos a prefeito de Fortaleza.
Alexandre Pereira, disse que a Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) precisa ter um orçamento definido, incluindo promoção, marketing e pesquisa. Ele ressaltou três grandes ações que se destacaram nas últimas duas gestões. Uma delas é o Réveillon, considerado o segundo do Brasil. As outras são o projeto Pôr do Sol de Iracema e a consolidação da Capital como Pet Friends no Brasil, sem esquecer a implementação do Observatório do Turismo, que precisa ser fortalecido.
Para a secretária do Turismo do Ceará, Iwrama Albuquerque, as parcerias do Governo do Estado com a Prefeitura de Fortaleza são fundamentais, ressaltando que a prioridade é a interiorização do turismo, o que fará com que o visitante permaneça pelo menos cinco dias no Estado. Ela sugeriu que uma comissão ligada ao trade turístico, seja indicada para apresentar as propostas aos candidatos e considerou importante a manutenção do Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza.
