Menu

Evandro e André empatam entre torcedores do Ceará; André lidera entre tricolores, diz Datafolha

As torcidas de futebol vem tendo uma participação expressiva no segundo turno das eleições de Fortaleza. Evandro Leitão (PT), ex-presidente do Ceará Sporting Club, ganha adesão e rejeição dos torcedores alvinegros pelo seu histórico, mesmo sem tocar muito no assunto. André Fernandes (PL), por sua vez, adversário do petista, se utiliza do tema para tentar angariar votos não só dos torcedores do Ceará, mas também dos tricolores. Pesquisa Datafolha contratada pelo jornal O Povo e divulgada na última semana fez um levantamento com o cruzamento entre intenções de voto e o clube que os eleitores dizem torcer.

Segundo o levantamento, enquanto 48% dos torcedores do Ceará na Capital apontam intenções de votar em Evandro, 46% afirmam que votarão em André Fernandes. O cenário é de empate técnico, já que a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais. Já do lado do Fortaleza, o candidato bolsonarista leva a melhor, com 51% das intenções de voto. Evandro aparece com 43% entre os tricolores. 

Realizada entre 8 e 9 de outubro, a pesquisa ouviu 826 eleitores. Com um intervalo de confiança de 95%, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-03752/2024.

APOIO

A Torcida Organizada Cearamor (TOC), principal organizada do Ceará, declarou voto em Evandro Leitão ainda no primeiro turno. “Desde 2014, quando Evandro Leitão lançou sua candidatura, optamos por apoiá-lo e, até hoje, estamos nessa luta por uma Cearamor mais valorizada. Nessas eleições municipais, não poderíamos deixar de apoiar quem sempre nos deu ouvidos e estendeu a mão em todos os momentos do ano”, declarou. A Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), a principal organizada do Tricolor, por sua vez, não declarou apoio a nenhum dos candidatos por meio de seus canais oficias.

O levantamento do Datafolha mostra também que existe um empate técnico entre as torcidas de Ceará e Fortaleza na capital cearense. Enquanto o Vovô marca 32% da preferência, o Leão aparece com 30%. Parcela de 24% dos eleitores mostra que não tem preferência de clube. Flamengo, com 6%; e Corinthians, Palmeiras, Ferroviário, São Paulo e Vasco da Gama foram os únicos outros times a pontuar, chegando a 1% da preferência, cada. Santos, Floresta e Botafogo também foram citados, mas não atingiram 1% dos votos. Ao todo, 2% dos entrevistados citaram preferência para outros clubes.