Com objetivo de facilitar e garantir o direito à prioridade dos idosos maiores de 65 anos no transporte público da capital cearense, o cartão do idoso é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Atualmente, o serviço garante a gratuidade das passagens de ônibus para mais de 354 mil idosos que possuem o cartão ativo.
Caso a pessoa não tenha o cartão idoso, o embarque gratuito também é autorizado mediante a apresentação da carteira de identidade, CNH ou RG ao motorista do ônibus.
Para solicitar o documento pela primeira vez, interessados devem comparecer a um dos locais de atendimento com CPF, comprovante de residência (original e cópia) e RG original. Em caso de perda ou roubo de algum dos documentos, também deve ser apresentado um Boletim de Ocorrência (B.O). O cartão é gratuito e o atendimento aos idosos foi ampliado para nove pontos da Cidade.
Os postos de atendimento funcionam para emissão de primeira via e renovação de cartões gratuidade (somente na sede do Sindiônibus e terminais Papicu e Siqueira). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45. No caso de perda ou roubo, para solicitar a segunda via, o idoso deve se dirigir com o boletim de ocorrência feito na delegacia ou B.O eletrônico impresso, RG, CPF e comprovante de endereço (cópias). O recebimento da primeira ou segunda vias do cartão é imediato. O uso do cartão é pessoal, intransferível e não tem direito a acompanhante. O desbloqueio só poderá ser realizado pelo emitente, na sede do Sindiônibus.
Os idosos podem agendar o atendimento no Vapt Vupt Antônio Bezerra, Vapt Vupt Messejana, Vapt Vupt Centro, Vapt Vupt RioMar Fortaleza ou na Central de atendimento da Etufor no terminal Washington Soares, Shopping RioMar Kennedy e na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
