O Ceará terminou a rodada do fim de semana ainda fora do G4. A derrota para o Sport, no começo da semana passada, ainda cobra o preço ao Alvinegro. No sábado, o Ceará conseguiu uma vitória necessária, jogando dentro de casa contra a Ponte Preta. Na Arena Castelão, a equipe do técnico Léo Condé marcou um gol e, com dificuldade, conseguiu segurar o resultado.
O time paulista mantém uma distância desconfortável da zona de rebaixamento, ao alcance de adversários que tentam sair do Z4. Diante da Ponte Preta, o Ceará começou a partida pressionando. Teve uma chance aos 10 minutos, com Aylon. Aos 23 minutos, Lucas Mugni fez a bola chegar às redes do adversário, após escanteio cobrado por Lucas Rian.
Com um gol de vantagem, o Alvinegro mudou em campo. O jogo ficou menos ofensivo, ainda que a equipe tenha terminado o primeiro tempo dominando a partida. Veio então o segundo tempo e, com ele, um Ceará desarranjado e pressionado, que suou para segurar a vantagem.
Por um momento, o Vovô ainda ensaiou recuperar o fôlego. Erick Pulga teve uma chance de marcar pelo Ceará, mas a bola não passou pelo pé do goleiro da Ponte Preta.
Quarenta e cinco minutos do tempo regulamentar, com mais cinco de acréscimo. Sob pressão de uma equipe fraca, o Ceará saiu de campo com a vitória, chegou aos 48 pontos, ainda vivo na briga pelo acesso.
DESAFIOS
Para chegar à Série A no próximo ano, o Alvinegro não pode deixar os pontos escaparem. São sete partidas até o fim da competição. Até lá, partidas difíceis, como os embates contra o Santos (no dia 22), líder da Série B, e América-MG (15 de novembro), adversário direto do Ceará na busca pelo acesso.
A equipe de Léo Condé volta a campo no próximo sábado (19). A partida é contra o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP). Na primeira rodada, em junho, o Ceará venceu o Ituano por 4 a 2, jogando na Arena Castelão.
