Um dia após o encerramento do primeiro turno na Eleição 2024, a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral do Ceará, na manhã desta segunda-feira (7). O objetivo foi investigar crime de compra de votos. Na ação, policiais federais cumpriram as ordens judiciais na cidade de Fortim.
A investigação teve início após a apreensão de R$ 10 mil em espécie neste domingo (6) de eleições, em posse de candidato a prefeito do Município. Na ocasião, o veículo do candidato foi abordado por policiais militares que localizaram o dinheiro ocultado no porta luvas, junto de material de campanha da própria candidatura.
Durante o cumprimento dos mandados e realização da busca e apreensão foram apreendidos R$ 129.350,00 em espécie, 3 aparelhos celulares e identificado diversos materiais impressos de campanha, os “santinhos”, nos endereços dos suspeitos. As investigações continuam e novos detalhes poderão emergir sobre o abuso de poder econômico para fins eleitorais.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do processo eleitoral e a importância de combater práticas que possam comprometer a legitimidade das eleições. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do canal de comunicação “Comunica PF” na internet.
