Menu

Clima no Ceará: estado mantém estabilidade e a temperatura deve variar entre 35°C e 40°C

O Ceará deve manter o predomínio de condições estáveis sobre todo o território até pelo menos a próxima quarta-feira (10), conforme estatísticas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A expectativa para este começo de semana é de céu parcialmente nublado durante os períodos da madrugada e da manhã, enquanto nas tardes e nas noites, o céu deverá ficar sem nuvens. 

A previsão é de valores máximos entre 35°C e 40°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e no Litoral Norte. Nas demais macrorregiões os picos devem variar de 32°C a 35°C, como prevê a Funceme.

O cenário de escassez de chuvas, que têm sido típico deste ano, colabora para temperaturas mais elevadas. No Ceará, com base no último levantamento do Monitor de Secas, realizado no mês de agosto deste ano, houve um pequeno avanço da seca fraca, no sul e no leste do estado. Os impactos permanecem de curto prazo.

Já em relação à umidade relativa do ar mínima, inversamente proporcional à temperatura, estão previstas taxas entre 20% e 25% para o período da tarde nas macrorregiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, a umidade deve variar entre 30% e 60%.